2013/07/02

A "Arte Abstracta" dos Mapas 3D da Apple e do Google


Por cá não damos muito uso aos mapas 3D da Apple porque não temos cidades em 3D (apenas os mapas de satélite aplicados no terreno - e mesmo assim já com alguns curiosos glitches, como no caso das pontes). Mesmo se a Apple muito se tem esforçado por resolver os casos mais flagrantes do incorrecto mapeamento das texturas 2D das imagens de satélite para um terreno 3D que apenas consegue detectar alturas - o que é certo é que há todo um mundo de coisas estranhas nos mapas 3D da Apple.


Como qualquer game developer poderá atestar, não é simples aplicar uma textura em cima de grelha tridimensional, quando estamos perante objectos que estão "no ar" - como pontes, árvores, edifícios com passagens por baixo, etc. que criam distorções "alucinadas" de estradas que sobem na vertical - ou muitos outros fenómenos estranhos. E verdade seja dita, não é só a Apple que sofre com estes problemas, pois também os mapas do Google sofrem do mesmo problema.



Mas considerando que são casos pontuais - e que como aqui vemos, até acabam por ter uma vertente "artística" que parece saída da mente surrealista de um Salvador Dali - tornam-se num excelente passatempo para todos os que gostarem de percorrer o mundo nos mapas digitais que hoje temos ao dispor.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)