2013/07/30

Android 4.3 traz Gestor de Permissões das Apps Escondido


A questão da privacidade e dos potenciais abusos feitos pelas apps (que se podem fazer passar por apps com funcionalidades legítimas mas estar a aceder a coisas que não deviam) está em alta. No Android podemos ver uma lista das permissões que uma App pede quando a vamos instalar - mas a maioria das pessoas nem sequer olha para isso. Para além do mais, poderá dar-se o caso de querermos utilizar uma dessas apps, mas não concordamos com as permissões exageradas que está a pedir para a função que queremos que desempenhe.

Com o Android 4.3 vemos que o Google está a trabalhar nisso, com um gestor de permissões avançadas que permite definir o que cada app individualmente pode ou não utilizar: o App ops. Podemos assim definir que uma App que tenha pedido o acesso à câmara, email, localização e envio de SMS deixe de ter acesso aos SMS e email (ou qualquer outra coisa que desejem). Desta forma deixará de haver motivos para queixas quanto a potenciais abusos das apps - ou pelo menos, permitirá que os utilizadores mais preocupados tenham total controlo sobre elas.

Este sistema parece não estar ainda pronto para utilização e por isso o Google terá decidido mantê-lo escondido - há ainda algumas coisas por melhorar, como o facto das permissões das apps apenas irem surgindo à medida que vão sendo utilizadas, ou das apps simplesmente darem erro (ou crasharem) sem darem indicação de que essas funcionalidades estão a ser bloqueadas devido a este gestor de permissões. Mas se já têm um Android a correr a mais recente versão 4.3 poderão usar esta app Permission Manager para lhe acederem. Como sempre... fica por vossa conta e risco: por algum motivo o Google achou que seria melhor ficar escondido por agora.

2 comentários:

  1. https://play.google.com/store/apps/details?id=com.privacy.pdroid&hl=en

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Robsan, esses precisam de root... a vantagem deste do Google é que já vem no sistema.

      Eliminar