2013/07/09

ecarga - App para Localização de Pontos de Carregamento de Veículos Eléctricos


Embora os veículos eléctricos não sejam ainda tão populares quanto seria desejável, há um aspecto que se irá começar a tornar cada vez mais frequente: descobrir os pontos de recarregamento onde poderemos deixar os veículos a carregar. Como sempre, há uma app que nos pode ajudar: esta ecarga da Atos, por agora disponível para Android, com uma versão para iOS prometida para breve.


Esta app permite localizar milhares de pontos de recarga em todo o mundo (contando actualmente com uma base de dados com mais de 15.000 postos), 313 dos quais se encontram em Portugal. Os pontos de recarga são localizados no mapa e classificados por categorias: por exemplo estações de recarga, estacionamentos, centros comerciais e aeroportos. Para facilitar a sua utilização, o utilizador pode configurar os seus dados (país, tipo de ficha, operador desejado). É ainda possível adicionar manualmente novos postos de carregamento, que serão partilhados com os demais utilizadores.

Ora aqui está uma App que muito me agradaria poder usar... isto é: que os automóveis eléctricos tivessem preços atractivos e competitivos face aos automóveis com motores de combustão - e sem "mensalidades" associadas para nos dar algum descanso quanto à longevidade das baterias. Até lá, vou ter que fazer parte do clube dos "poluidores", por muito que isso não me agrade.

2 comentários:

  1. já existe há muitos anos uma alternativa viável a esses motores de combustão. são os motores de explosão com transformação para gás de petróleo liquefeito. estações de combustível por todo o lado, aplicações para todo tipo de smatrphones. combustível a metade do preço, sistema mais seguro do que o tradicional, menos poluente do que o tradicional, mais barato do que o tradicional. ;)
    e sim, a pruduçâo de baterias e final de vida também polui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sendo o GPL um derivado de combustíveis fósseis, nunca será uma alternativa viável a longo prazo e penso também que o processo de obtenção do mesmo não será assim tão amigo do ambiente.

      Eliminar