2013/07/29

Fazer reaparecer os Cards do Goggle Now no Android


O Google redimiu-se da seca que me deu com as semanas de espera para me fazer chegar o novo Google Maps ao meu Nexus 4, com o envio do novo Android 4.3 logo no dia seguinte ao do seu anúncio. Infelizmente, o novo 4.3 veio também acompanhado por alguns sintomas indesejados.

Para além de ter levado com um reboot inesperado e sem explicação (coisa que nunca me aconteceu com o 4.2), descobri que uma das coisas que mais aprecio no Android - os cards do Google Now que me vão avisando do estado do trânsito, tempo, etc - tinham desaparecido do widget que mantenho no ecrã principal.

Inicialmente pensei que fosse devido à semana de férias que "estragou" a rotina e durante a qual o Nexus 4 esteve sem ligação à Internet, assumindo que isso tivesse baralhado o Google Now. Mas tendo regressado a casa, comecei a ficar preocupado quando, dia após dia, o ecrã permanecia vazio. Fiz novo reboot, removi e voltei a colocar o widget... e nada. A coisa começou a ficar mais suspeita quando nas notificações via surgir os avisos do Google Now, do tempo de chegada aos destinos habituais - e como confirmação, na app do Google para iOS, continuavam a surgir os cartões de informação que estava habituado a ver.

Depois de pesquisar na internet, fui dar com uma sugestão que era fácil de testar: ir aos settings do Google Now, e desligar e voltar a ligar o Google Now.

No meu caso, assustei-me com a mensagem de que desligar o Google Now iria limpar as configurações que lá tinha definidos (não que fossem complicadas de repor, morada de casa/trabalho, etc.) e portanto "cancelei" o desligar do serviço. Mas o que é certo é que a "ameça" de o desligar foi suficiente para que os cards do Google Now regressassem.

Fico um pouco triste que a complexidade do Android esteja a chegar a um ponto em que também já se comece a ter que recorrer às técnicas de "magia negra" para que as coisas funcionem, neste caso o "sai e volta a entrar" que habitualmente seria técnica mais associada a outros sistemas operativos - mas felizmente neste caso o problema foi fácil de resolver, e espero que se alguma vez vos acontecer o mesmo, a solução seja a mesma.

... Agora só me resta esperar que aquele reboot aleatório que tive depois da actualização para o 4.3 tenha sido mesmo caso único e não se volte a repetir.




17 comentários:

  1. Há dev's que aconselham a limpeza do SO a cada instalação de uma versão diferente para prevenir estas situações. Eu costumo-me desleixar mas às vezes tem que ser.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela ajuda! No meu aconteceu a mesma coisa e só assim consegu resolver!

    ResponderEliminar
  3. O meu não aparece os cards, já fiz o indicado e nada

    ResponderEliminar
  4. O meu sumiu o card da previsao do tempo como eu faso para resolver

    ResponderEliminar
  5. O meu card da previsão do tempo sumiu como fazer pro mesmo voltar!

    ResponderEliminar
  6. O meu também sumiu, eu desativei e ativei cards de tempo e não funcionou. Desativei e ativei o now e até desinstalei, mas os cards de tempo não aparwcem

    ResponderEliminar
  7. O meu card da previsão do tempo sumiu como fazer pro mesmo voltar, já destivei e ativei, e nada..

    ResponderEliminar
  8. No meu Moto G também não consigo mais...ouvi dizer que a unica versão do Android compatível era a 4.1... Estranho, justo a mais antiga

    ResponderEliminar
  9. Meu card de previsão do tempo sumiu fax tempo... Agora pesquisando, vejo que mais gente está com mesmo problema!

    ResponderEliminar
  10. Os cards em tempo real de futebol sumiram. Eu n sei o que houve

    ResponderEliminar
  11. O meu do clima apareceu exclui dados do Google mapas excluí tudo seus dados de navegação do mapa que vokta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como faz isso? O meu ícone do Clima sumiu... como volta?

      Eliminar
  12. O meu card sumiu . Quero de volta

    ResponderEliminar
  13. O meu também sumiu não sei como que faz pra voltar alguém tem ideia

    ResponderEliminar