2013/07/10

Nintendo tenta Justificar Necessidade das Regiões na Wii U


A Nintendo parece estar numa posição cada vez mais indesejável no mercado das consolas, com a sua Wii U a ter dificuldades em cativar o público - que neste momento já está de olhos centrados na PS4 da Sony e Xbox One da Microsoft. Embora a Nintendo esteja a preparar uma nova ofensiva com títulos mediáticos e bem queridos dos fãs da Nintendo, a verdade é que continuam a estar ausentes título de developers externos - alguns dos quais já têm vindo a público revelar que não têm planos de fazer jogos para a Wii U a não ser que a Nintendo as consiga vender em maior volume.



E a própria Nintendo parece não querer dar ouvidos aos pedidos dos jogadores, insistindo - por exemplo - na "necessidade" da Wii U estar diferenciada por regiões, justificada pelo seu presidente devido às diferenças culturais e de classificações etárias nos diferentes países... Uma explicação que não irá satisfazer ninguém, considerando que tanto a PS4 como a Xbox One estarão disponíveis sem qualquer tipo de restrição geográfica, podendo jogar jogos de qualquer parte do mundo (ou será que a cultura muda conforme a consola utilizada?)


Considerando que mesmo alguns dos jogos mais apetecíveis e inovadores para a Wii U, como o jogo de lançamento Zombie U, não conseguir recuperar o investimento (dizem os seus reponsáveis que "nem de longe" e que nem sequer estão a imaginar poder vir a apostar numa continuação do jogo) - enquanto que a EA diz que a quantidade de jogadores Wii U que jogam online é tão reduzida que quase nem justifica manter os servidores a correr; seria de esperar que a Nintendo tivesse uma atitude bem mais proactiva e humilde para cativar jogadores e developers.

Assim, parece estar a desperdiçar o tempo de avanço que teve sobre os novas consolas da MS e Sony. Este ano deveria ter sido preenchido com títulos atrás de títulos de jogos apetecíveis e que dessem verdadeiro uso ao ecrã secundário no controlador - em vez de apenas o usarem "para dizer que usam" - fazendo com que o público desejasse ter uma Wii U em casa, da mesma forma que muitos compraram a Wii original. Mas não... a Nintendo parece continuar mais interessada em repetir as tácticas do passado, assumindo que os jogadores estão dispostos a suportar todas as suas manias, restrições e limitações; e continuando a perseguir a ideia de acessórios e mais acessórios extra (mesmo já tendo reconhecido que o seu sensor Wii Vitality, que pretendia determinar o estado de ansiedade/relaxamento de um jogador, e que teoricamente permitiria que os jogos pudessem ajustar o nível de dificuldade automaticamente em função do estado do jogador - afinal não funciona como deveria e não vai ser comercializado.)

Espero sinceramente que a Nintendo tenha grandes trunfos para jogar rapidamente... pois o tempo está a esgotar-se, e se não o fizer até ao lançamento da Xbox One e PS4, arrisca-se a "desaparecer de cena", soterrada por dezenas de títulos que os jogadores querem jogar, e que não estarão disponíveis para correr na Wii U - para não falar na iminente "moda" da partilha de vídeos dos jogos editados nas próprias consolas e partilhados na net, que também fará com que a Wii U pareça uma consola de uma geração ultrapassada.

Não sei se a Nintendo irá a tempo de reconquistar aqueles developers que fizeram história nas suas consolas, levando-as ao limite e criando jogos que ninguém acreditaria serem possíveis (lembram-se do Star Wars Rogue Squadron na GameCube?)... mas seria certamente uma das possibilidades para terem uma hipótese de sobrevivência que a cada dia que passa parece ser menos certa.

14 comentários:

  1. Já li algures ser precisamente esse o "projecto" da Nintendo, ou seja, ceder ás evidências, desistir do fabrico de consolas e apenas se concentrar na produção de jogos para diversas plataformas. Um filme que já com a afamada SEGA! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existe uma diferença abismal entre a Nintendo e a Sega da Dreamcast.

      É mais ruído que outra coisa, desde a altura da N64 que a nintendo está "doom" quando lançaram a DS era o fim da nintendo, a 3DS foi o que se viu,a WiiU é o que se vê, no final o que conta são os videojogos e a diferenciação da nintendo da concorrência, os seu jogos marcam a diferença num mercado homogéneo e ofuscado pelas "adjectivações" "hardcore" e "mature game" a nintendo oferece a diferença!

      Eliminar
    2. É um ruído que há 2 anos está a pesar no bolso da Nintendo...
      http://www.theverge.com/2013/4/24/4260062/nintendo-2012-earnings

      Eliminar
    3. Neste momento a PS3 e Vita pesa mais no bolso da Sony, da PS4 a ver vamos. ;-)

      A nintendo desde sempre foi uma empresa bastante equilibrado a gerir os seus recursos não fosse neste momento a única que se dedica exclusivamente ao mercado de consolas e videojogos, ou não tivesse a nintendo tido 2 gerações "fracas" mas rentáveis nas consolas caseiras, sendo elas a N64 e Game Cube, nas portáteis nem se fala sempre sucesso, GB, GBC, GBA, DS, 3DS.

      Quanto ao link fornecido é relativo essas noticias, como é relativo não atingir um objectivo, mas mesmos assim continuar a ser uma empresa lucrativa,

      Mas posso deixar este link:

      http://news.yahoo.com/nintendo-returns-profit-weak-yen-boost-075359967.html

      No entanto se tiver uma leitura mais atenta poderá ver que eu pretendia dizer outra coisa, já que é facto que desde a N64 que a nintendo está condenada ao insucesso pelos media e fãs mais acérrimos de outras "brands", mas a verdade está bastante longe disso, como já o mencionei apesar do insucesso comercial em termos comparativos da N64 e GC com a PS1 e PS2, foram consolas lucrativas, com um elevado nrº de venda em títulos first party.

      Para ter uma ideia do nrº de software vendido pela nintendo, deixo-lhe aqui este link:

      http://www.vgchartz.com/gamedb/

      Em títulos recentes poderá ter nrº incorrectos, mas no geral dá para ter uma ideia.

      Eliminar
  2. Se já não bastasse a EA boicotar a Big N por ela ser contra o bloqueio de jogos usados e DLCs sem cabimento, ainda temos que aturar na mídia esse fanboys da sony atacando a empresa.

    De boa, porque você não faz um post sobre como a sua queridinha mentiu para os consumidores e como a ela vai deixar a EA bloquear jogos e usuários da forma que bem entender? Ou do absurdo de ter que pagar para acessar a PSN (que Aproposito é um lixo)?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei quem o enganou, mas o acesso à PSN é gratuito...

      Eliminar
    2. Na PS4 não será...! ;-)

      Eliminar
  3. Essas das regiões é injustificável...

    A Nintendo esta a cair e já nem têm a RARE para a salvar como nos tempos da N64!

    A MS quando comprou a Rare, deu uma machada incurável na Nintendo cada vez mais enfraquecida ;(

    ResponderEliminar
  4. Esta a falar da Rare que desde que foi adquirida pela Microsoft nunca mais fez um jogo com qualidade ao nível de um Donkey Kong 64, Banjo, Goldeneye, Perfect Dark (original), Jet Force Gemini, etc, etc...!

    Para alem de que o pós venda da Rare existiu uma consola denominada de Wii, outra de DS, uma 3DS, ainda estou a tentar compreender aonde foi a machadada da cada vez mais enfraquecida Nintendo.

    Não se pode confundir sucesso com gostos pessoais...!

    Quanto ao Region Lock, não concordo mas compreendo a posição da Nintendo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A novidade chamada de Wii não durou muito mais que 2 anos. Os Marios os Zelda e outras franchises da Nintendo não chegam para combater a avalanche de títulos que os outros têm e continuam a ter!

      Não digo isto contra a Nintendo, muito pelo contrario só acho que o caminho seguido não é o melhor.

      É neste contexto que falei na RARE que nos tempos da N64 juntamente com a Nintendo, às duas empresas sozinhas conseguiram manter uma consola com um leque invejável de jogos e de onde eu retiro facilmente 3 ou 4 títulos que estão entre os meus jogos favoritos de sempre ;)

      Eliminar
  5. Isso é uma opinião e não um facto!

    A Wii foi a líder desta geração que acabou, teve jogos muito bons o problema é a percepção do mercado, alguns consumidores de forum e blogs, jornalistas e a forte qualificação da Wii de "casual" como se a PS1 e PS2 tivessem tido sucesso de outra forma que não as massas.

    Confusão entre um bom jogo e "grafiques" surgiu na altura do afamado CGI que teve forte implementação na PS1 e Saturn, a N64 sogreu, já a Wii sofreu com a falta do HD ou seja o jogador de espinhas e borbulhas na cara quero dizer "hardcore" limitou-se a repetir várias vezes que a Wii era "casual" e que não tinha jogos, realidade muito longe da verdade...!

    A Nintendo sempre se baseou em consolas com hardware bom e "poderoso" o resultado foram vendas aquém do esperado e merecido, mudam politica vendem 100 milhões de consolas e acaba por não ser o melhor caminho...!?

    A titulo de exemplo uma consola como a 3DS com um catalogo galopante e uma qualidade soberba sofre do mesmo aos olhos dessas mesmas pessoas que mencionei antes, falta "grafiques", consola de "crianças", sem sangue, tiros e muito soco na tromba é uma consola "casual", etc, etc, e isso está completamente errado!

    De mencionar que sou possuidor de uma 3DS, Wii, WiiU, PS3, Vita e uma 360, sei me focar no que interessa quando compro uma consola (os videojogos), neste momento o Last Of Us é o jogo do momento cá em casa...! ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certo, mas também não será correcto tentar pintar um panorama "cor-de-rosa", quando o próprio presidente da Nintendo vem a público fazer um "mea culpa" das vendas muito abaixo do esperado da Wii U.

      Nada me daria mais prazer do que ver a Wii U ser um mega-sucesso ao estilo Wii (continuo à espera de um Metroid Prime renovado para a Wii U!)mas, parece-me que a Nintendo tem cometido erros atrás de erros desde que ficou no topo com a Wii - e nunca me vou esquecer do desprezo com que trataram as plataformas mobiles (Android e IOS), de que não representavam nenhuma "ameaça"... e só muito mais tarde reconheceram que afinal... até era (os jogos mobile já superaram o das consolas portáteis.)

      A Nintendo precisava de ter aproveitado de muito melhor forma o tempo de avanço que teve relativamente à MS e Sony nesta nova geração, e aquilo que já deveria ter feito... está a chegar bastante tarde.

      Explica-me como é que a Nintendo achava que seria aceitável lançar uma consola cá para fora que demorava 30 segundos a voltar ao menu principal ao sair de um jogo? Era necessário ter recebido tantas reclamações para só muitos meses mais tarde receber um update que minimizava isso (e com outro prometido para 2014?)

      São falhas que se pagam caro hoje em dia (tal como a Xbox se arrisca a pagar caro os "falhanços" da apresentação que tão bem foram aproveitados pela Sony). As primeiras impressões ainda contam bastante...

      Eliminar
  6. Concordo, nem pintei nenhum cenário cor de rosa, como também não pinto um cenário negro, já que sem a One e PS4 no mercado é complicado avaliar, depois veremos...!

    Resumidamente, apenas quis focar que um mercado sem Nintendo será um mercado sem dinâmica, é necessária uma empresa como a Nintendo (leia-se uma empresa que seja de raiz focada em videojogos e consolas, poderia estar aqui a falar da Sega.)...!

    No entanto espero que as três se mantenham firmes no mercado, nós consumidores é que ganhamos, mais jogos e com maior qualidade, pluralismo e mais gama de escolha e um ponto fundamental para usufruir-mos do que atrás mencionei preços mais competitivos! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa questão dos preços vai ser muito interessante de analisar, uma vez que tanto a Xbox One como a PS4 acabam por ser autênticos "PCs", e sendo o desenvolvimento feito completamente em paralelo... vai ser engraçado ver que justificação vão dar para que os jogos das consolas custem mais que as versões para PC.

      (Esperemos é que não aproveitem para fazer aquilo que será mais assustador... de em vez de baixarem os preços dos jogos das consolas, aumentarem o preço dos jogos PC!)

      Eliminar