2013/07/23

Notícias do Dia

A Canonical mete à prova a lealdade dos fãs com uma mega-campanha de crowdsourcing para financiar um Ubuntu phone de luxo; a Nokia já apresentou o seu novo Lumia 625; a SanDisk tem uma pen USB compacta com WiFi para armazenamento de dados sem fio nos dispositivos mobile; o SkyDrive aprende novos truques bastante interessantes no Windows 8.1; e uma vulnerabilidade nos cartões SIM que deixa 750 milhões de utilizadores em risco.

E agora as notícias do dia:


Ubuntu Edge atinge $3.4 Milhões no primeiro dia


O projecto de crowdfunding da Canonical para o Ubuntu Edge, um smartphone de topo que pretende servir de referência para a plataforma Ubuntu (com 4GB de RAM e 128GB de Flash, e que pode funcionar como "PC") continua a dar que falar. O objectivo "megalómano" de $32 milhões ainda está distante, mas só no primeiro dia já atingiu $3.4 milhões, o que é digno de registo.

No entanto, este primeiro dia foi auxiliado pelo facto do Edge estar disponivel a preço de saldo de apenas $600 face aos $830 que agora passará a custar. Será que daqui para as frentes as coisas vão continuar risonhas para este projecto? O que é certo é que mais de 5000 pessoas já investiram neste Edge (e nós também lá estamos, como não podia deixar de ser).

Agora vamos seguir o caso atentamente para ver se este Edge se concretiza... ou se se fica pelas boas intenções...


Google é responsável por 25% de todo o tráfego nos EUA


Caso existissem dúvidas quanto ao peso que o Google tem na internet, segundo as mais recentes estimativas os serviços do Google são já responsáveis por 25% de todo o tráfego nos EUA. Mesmo sabendo-se que o YouTube será certamente o maior culpado por este resultado, importará referir que há apenas três anos atrás esse valor era de meros 6%.

Quem se preocupar com o crescente domínio que o Google vai tendo sobre a internet, aqui fica mais uma indicação de que começa a ser cada vez mais difícil escapar-lhes.


LG continua a promover o G2

Goste-se ou não, o que é certo é que o novo LG G2 vai ser "diferente" de tudo o que se viu até hoje, prometendo hardware de topo com algumas características incomuns como os botões de voluma na parte traseira. A apresentação oficial será a 7 de Agosto, e só se pede que o evento seja repleto de novidades e surpresas inesperadas... pois de apresentações onde já se sabe tudo o que se vai ver... já estamos todos fartos (assim como de sessões intermináveis que nunca mais acabam!)

A grande pergunta que se coloca é se este G2 irá servir de base ao futuro Nexus 5.


Patente que ameaçava toda a web cai por terra


Lembram-se daquele caso de um indivíduo que dizia ter inventado (e patenteado) as páginas web interactivas, e que agora vinha acusar toda a internet de violar a sua patente procurando facturar de forma fácil? Felizmente, é mais um troll que ficará para a história dos casos de patentes ridículas, pois o recurso que tinha feito foi novamente recusado, e desta vez de forma definitiva.

Até assusta imaginar como seria caso lhe tivessem dado razão!


Finlandeses querem Descriminalizar Partilha de Ficheiros


Na Finlândia, faz-se história a nível das propostas de lei feitas pelo "povo" (é possível apresentar uma proposta de lei desde que conte com 50 mil assinaturas). Esta proposta de lei quer uma lei de copyrights mais justa e adequada à realidade, e descriminalizar o acto de fazer donwloads e a legalização de cópias de conteúdos que já se possuam.

Quantas assinaturas serão precisas por cá? (Se bem que temos em curso uma proposta de lei com objectivo idêntico...)


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

Pista da semana: DVORAK

1 comentário: