2013/07/04

Notícias do Dia

Android novamente na mira da segurança, com a descoberta de uma falha que permite a modificação de apps sem que sejam detectadasmorreu Douglas Engelbart, o homem responsável por colocarmos a mão sobre o rato diariamente; e o Google Alerts deixa de enviar alertas via RSS, fracturando mais um pouco a livre circulação de informação.

Já está online a pergunta para o segundo exemplar do livro O'Reilly deste mês, e já de seguidas as habituais notícias do dia:


Milhares de Servidores Web continuam a espalhar malware


Continuam no activo muitos milhares de servidores web infectados que espalham malware pelos computadores dos visitantes - incluindo aquele que encripta os ficheiros nos computadores dos utilizadores, apresentando avisos do FBI (por cá é da Polícia Judiciária) de que deverão pagar determinado montante para voltarem a ter acesso.

Para se ter uma ideia do tipo de sofisticação que esta rede "Darkleech" tem, o malware nos servidores já é capaz de reconhecer listas de IPs de empresas de segurança e de utilizadores que já tenham sido vítimas frequentemente, de modo a que não os tentem infectar e passem despercebidos.




Twitter passa a mostra publicidade com base nos sites que visitaram


Até que ponto é que os serviços sabem coisas sobre os utilizadores? Muito - mas pode ser algo que habitualmente passe despercebido até que alguém nos chame a atenção. Também o Twitter vai passar a apresentar publicidade direccionada, que poderá espreitar que sites é que vocês têm visitado. Pode parecer uma invasão de privacidade - e de certa forma é - mas é preciso ter em conta que isto é precisamente o que fazem praticamente todas as outras redes de publicidade, como os anúncios do Google e Facebook.

No caso do Twitter, podem simplesmente desactivar este comportamento nos settings, seguindo as recomendações do sistema "Do Not Track".


Sucessor do Nokia 808 Pureview será o Lumia 1020?
Está para breve a apresentação do digno sucessor do Nokia 808 Pureview, com a sua câmara de 41MP, mas como é costume... há quem não consiga resistir a mandar umas imagens cá para fora, e tal acontece também com este que será o futuro Nokia Lumia 1020 - que passa a "barreira" dos três dígitos que habitualmente designam os modelos Lumia, para nos mostra que realmente será algo em grande.

Vamos lá ver que avanços a Nokia terá feito desde o 808, e se estaremos perante o mesmo sensor... ou um  que tenha aprendido alguns truques novos (gravação em 4K, e vídeo em HDR seriam muito bem vindos).


Viber vai passar a receber chamadas "normais"?


Quem usa um smartphone pessoas já estará habituado a receber chamadas do Skype na app Skype, do Tango na app Tango, e do Viber na app Viber. O que poderão não estar à espera é de receber uma chamada de um número de telefone normal... no Viber. O Viber está em negociações para passar a ser um serviço telefónico de entrega de chamadas, fazendo com que os operadores com quem fizer acordos o possam usar para direccionar as suas chamadas para o destinatário.

A vantagem para o Viber é que passaria a receber uma comissão por cada chamada recebida; mas este sistema está ainda em fase de testes (sendo que obrigará também a que o Viber negoceie com os gigantes de telecomunicações de cada país). O Viber diz que caso este serviço passe a ser oficial, os utilizadores terão sempre a opção de não o utilizar e continuar a receber as chamadas pelo seu operador oficial.


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

Pista da semana: H2O-H2

2 comentários:

  1. Esses ransoms da supoeta PJ vão aparecendo aqui e acolá, existe forma rápida e segura de remover?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esses da pj são muito idiotas, amadores e fáceis de remover, embora pareçam que não.

      Com um cd de boot com acesso ao filesystem, ou uma conta de superutilizador que não esteja infectada vao a C:\Users\{username}\AppData\Roaming\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\Startup
      ...em que {username} é o login infectado. Usar pastas equivalentes se o windows for pt.
      Lá dentro está um atalho manhoso, do qual já não me lembro do nome, que aponta para um executável nos temporários.
      Apagar ambos (atalho e executável) e reiniciar.

      Eliminar