2013/07/09

Notícias do Dia

Redução de preço do Nexus 7 faz antever que novo modelo seja apresentado em breve; iOS7 beta 3 mostra-nos uma Apple bem mais ágil e veloz a resolver bugs e a dar resposta às críticas; Google corrige vulnerabilidade no Android mas deixa a responsabilidade das actualizações aos seus parceiros; e os canais japoneses preferem enfiar a cabeça na areia, recusando passar um spot publicitário de uma Smart TV da Panasonic que dá destaque ao acesso à internet.

E agora seguem-se as notícias do dia:

Astrid encerra a 5 de Agosto


Estamos habituados a "cair em cima" do Google sempre que encerra um serviço, mas infelizmente não é so o Google que nos faz dessas surpresas indesejáveis. Os utilizadores do popular Astrid - um serviço de gestão de tarefas - irão agora sentir idênticas frustrações, pois devido à aquisição por parte do Yahoo, o Astrid vai suspender o serviço a 5 de Agosto.

O serviço recomenda que os utilizadores exportem os seus dados e os transfiram para apps como a Wrike, Wunderlist, Sandglaz, and Any.do. Imagino que, como é habitual nestes casos, a transição não vá ser pacífica para todos.


Chrome ganha acesso a Bluetooth e iTunes


O Chrome vai aprendendo novos truques que vão expandindo o tipo de coisas que é possível fazer-se com webapps, e na versão mais recente de desenvolvimento, as apps para o Chrome ganham acesso a mais serviços e funcionalidades. Para alám do acesso aos serviços de autenticação e pagamentos, as apps poderão aceder a dispositivos bluetooth (possibilitando a sincronização directa com fitness trackers, smartwatches, e outros); e até utilizar o iTunes como gestor de conteúdos multimédia.

O browser vai-se apoderando cada vez mais do "sistema operativo"... e eventualmente espero que este tipo de coisas possa ser feito a partir de uma página web normal sem que seja necessário "empacotá-la" numa Chrome App.


ex-Chefe do Windows relembra dificuldades do desenvolvimento cross-platform


Steven Sinofsky já esteve à frente do destino do Windows, e veio agora partilhar os seus pensamentos sobre a dificuldade da criação de apps para múltiplas plataformas e do tortuoso caminho que se adivinha para os próximos tempos.

Um ciclo vicioso que normalmente começa com o desenvolvimento para uma única plataforma (a mais apetecível do momento), o surgimento de novas plataformas apetecíveis, que inicialmente até permitem uma transição fácil das apps existentes com poucas modificações - mas que eventualmente começam a divergir, criando elementos diferenciadores das demais e que vão obrigar a maior dedicação e desenvolvimento específico, e que se vai multiplicando pelas múltiplas plataformas em que se desejar estar presente.

Mesmo o HTML e as tecnologias web não sendo a solução "perfeita", sempre me parece que seja um dos melhores caminhos para facilitar esse desenvolvimento cross-platform.


Foguete Grasshopper bate novo recorde

Estamos habituados a que os foguetões apenas sigam numa única direcção: para cima; e depois... a gravidade que se encarregue de os retornar à terra, quando muito com um paraquedas para amparar a queda. No caso do Grasshopper da SpaceX, o caso é bem diferente, pois serve como plataforma de testes para que seja possível recuperar os foguetes para que sejam reutilizados sem grandes custos de re-preparação, aterrando suavemente na vertical.




A Infraestrutura do Twitter


O Twitter pode ser um serviço que parece simples, mas multiplique-se o número de utilizadores por milhões, e adicionem-se algumas dúzias de utilizadores com alguns milhões de seguidores, e rapidamente estamos perante um gigantesco quebra-cabeças onde se têm que resolver "casos bicudos". Como fazer chegar um tweet em tempo útil a mais de 20 milhões de pessoas? Como evitar que os primeiros a receber e a responder possam enviar tweets que apareçam antes do tweet original a alguns utilizadores?

São alguns dos problemas com que o Twitter se debate, e que obrigam a que tenha uma infraestrutura impressionante para ser capaz de lidar com tudo isso.


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada
Pista da semana: Bug

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)