2013/08/10

Curiosity celebra primeiro Aniversário em Marte


A Curiosity já celebrou o seu primeiro aniversário em solo marciano - tendo até tocado a bem conhecida melodia do "Happy Birthday", para quem por lá pudesse estar para ouvir. Parece que foi ontem que acompanhamos em directo a sua chegada ao planeta vermelho, acompanhados por uma enorme ansiedade devido ao seu complexo sistema de pouso que envolvia um guindaste aéreo que a baixaria lentamente e suavemente no solo.

Acompanhamos igualmente o seu primeiro update a prepará-la para o modo "terrestre" de trabalho, os seus primeiros passos, o seu primeiro auto-retrato, e também alguns momentos mais preocupantes: como quando entrou em safe mode devido a problemas de memória; ou ficou sem comunicações durante um mês devido ao alinhamento dos planetas.

Um projecto que representa um pequenino passo da nossa evolução a caminho dos outros planetas, mas que poderá ajudar a pôr em perspectiva que este nosso planeta em que vivemos é pequeno demais para que se desperdicem tantos recursos e vidas em constantes conflitos por um punhado de terra, petróleo, ou diferentes ideologias e/ou religiões.



1 comentário:

  1. Pois... mas isso é em anos terrestres.
    E em anos marcianos, que é onde ele está?
    É que as missões são medidas em "Sols", ou seja em dias do planeta onde estão

    ResponderEliminar