2013/08/09

Serviço de email usado por Snowden encerra para não revelar dados à NSA


Lavabit, o serviço de email que foi utilizado por Snowden - ou por alguém que se fez passar por ele - para convidar jornalistas para uma conferência de imprensa, vai encerrar portas depois de pressões por parte da NSA para que revelasse informações sobre os seus utilizadores.

Isto é... assume-se que seja o caso, uma vez que devido aos poderes dados à NSA, quem se vê envolvido nestes assuntos nem sequer tem a liberdade de poder dizer publicamente o que se passa, atirando-nos para situações que mais se assemelhariam às praticadas por um estado ditatorial e autoritário. Não quero sequer imaginar o que será estar em tal posição onde somos confrontados com situações que considerámos injustas, e onde nos é retirada a liberdade de poder partilhar isso com o mundo. Mas o que é certo é que por muito que seja fácil "falar", quem tem que viver com as eventuais consequências é que saberá o que é sentir isso na pele (e também como isso poderá afectar amigos e família).

No caso de Ladar Levison, dono e criador do Lavabit, foi uma decisão que fez com que - em vez de compactuar com a espionagem indiscriminada praticada pela NSA - optasse por encerrar o serviço ao qual dedicou os últimos 10 anos da sua vida.


Espero apenas que todos estes incidentes venham a resultar em mudanças bem concretas de mudança da política nos EUA, e onde espero que o resto do mundo "espionado" não fique apenas a assistir como se nada se tivesse passado.

Actualização: o Silent Circle outro serviço de email encerrou também pelos mesmo motivos.

4 comentários:

  1. A bem dizer a minha surpresa não é tanto por duas empresas americanas de serviços no domínio das comunicações (neste caso de email) fecharem por não querer participar na rede de espionagem montada pelas autoridades americanas.

    É ainda haver duas empresas que não participavam. A questão é que as empresas americanas de serviços de internet estão a ficar tão mal afamadas que muita gente vai procurar alternativas (se houver), dando cabo do negócio das galinhas de ovos de ouro.

    ResponderEliminar
  2. Como estava a dizer, pode ser mau para o negócio dos anúncios do Gmail.

    http://www.washingtonpost.com/world/europe/german-web-firms-to-launch-encrypted-email-as-standard-following-nsa-snooping-furor/2013/08/09/f33010d6-0100-11e3-8294-0ee5075b840d_story.html

    ResponderEliminar
  3. O mais interessante é que kim dotcom anunciou praticamente na mesma altura um serviço idêntico. Já em 2014...
    Talvez já na Islândia!
    Apesar de ele ter anunciado no dia 8 e reparado no fecho de Lavabit no dia 9 quando se trata do kimzinho é difícil acreditar em acasos.

    via twitter - https://twitter.com/KimDotcom

    @braço.


    ResponderEliminar
  4. Diz a NSA que por dia circula na internet 1,826 Petabytes de informação.
    Se fosse um campo de basketball a NSA só analisa informação correspondente a uma moeda nesse campo. "Apenas" 7 658 799 104 Gigabytes. Deve ter porradaria de gente a analisar informação.

    http://arstechnica.com/tech-policy/2013/08/dont-worry-nsa-sayswe-only-touch-1-6-of-daily-global-internet-traffic/

    ResponderEliminar