2013/08/17

Globo de LEDs com o Raspberry Pi


Ainda não temos ecrãs holográficos que nos permita ver coisas realmente tridimensionais (embora se esteja a trabalhar nisso), por isso as técnicas actuais consistem em fazer "batota", como é o caso deste ecrã esférico onde poderão exibir todo o tipo de conteúdos: de texto a imagens e vídeo... e incluindo a imagem de uma Death Star do Star Wars.


É um projecto que utiliza o chamado efeito de persistência da visão: o mesmo que nos permite ver imagens completas quando olhamos para um velhinho CRT cujas imagens são criadas por um único raio a fazer um varrimento da imagem (embora aí se tenha a ajuda da persistência dos fósforos utilizados); ou mais simplesmente, o mesmo efeito que faz com que continuem a ver um ponto brilhante mesmo depois de fecharem os olhos, quando se olha para uma luz brilhante.

Uma vez que se tornaria bastante dispendioso e complexo encher uma espera de LEDs, o trque passa por se criar apenas um anel com LEDs, que depois será colocado em rotação, e que criará a imagem final, segmento por segmento. Para os nossos olhos, criará a ilusão de se tratar realmente de uma esfera luminosa. No centro das operações temos um Raspberry Pi e uma FPGA que transforma o sinal de vídeo HDMI num sinal que pode ser exibido no sistema.

O seguinte vídeo não permite perceber o efeito "real" uma vez que as câmaras não têm o mesmo tipo de persistência que os nossos olhos têm (e isso nota-se também quando filmam as luzes LEDs dos automóveis, que parecem piscar, embora aos nossos olhos pareçam ter um brilho constante) mas acreditem que o resultado final é bem mais realista.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)