2013/08/20

Notícias do Dia

Boas e más notícias para a próxima edição do @codebits; espreitamos os avanços no campo da realidade aumentada que se vai aproximando cada vez mais do mundo real; um tablet flexível que nos faz antever um futuro com equipamentos mais orgânicos; uma impressora capaz de comer pilhas de papel; e já é possível percorrer toda a internet em menos de 1h.

Seguem-se as notícias do dia:

YouTube para Android com Cards e Multitasking


O Google fez grande remodelação na sua app do YouTube para Android (esperemos que traga menos bugs que a nova app do Google Maps), que agora surge com um novo interface ao estilo "cards" estreado no Google Now, pesquisa de playlists, e multitasking "in-app". Ou seja passa a ser possível manter um vídeo a tocar numa pequena janela, enquanto continuam a mexer na app do YouTube.

Será sem dúvida o primeiro passo para que proximamente se passe a ter esta funcionalidade a nível do sistema, deixando ver vídeo mesmo quando se sai da app. (É uma das funcionalidades que vários fabricantes já implementaram nos seus androids modificados, e que o Android terá que implementar "de raiz", mas cedo ou mais tarde - de preferência mais cedo, a acompanhar a crescente popularização do Chromecast.)


Oculus Rift prepara SDK para Android


Ainda não há datas sobre quando poderemos esperar uns Oculus Rift em versão para o consumidor final, mas o desenvolvimento do SDK com suporte para equipamentos mobile mostra-nos que nenhuma plataforma ficará esquecida. Estes óculos de realidade virtual querem trazer a imersão total para todos os sistemas, e para além dos PCs e consolas, os mobiles acabam por ser aqueles que mais beneficiariam da "expansão" de um jogo jogado num ecrã reduzido... ou de um mundo virtual que ocupa a maior parte do nosso campo visual.

Para facilitar o descobrimento de jogos, demos e programas que utilizem os Oculus Rift, existe agora o Oculus Share.


Bitcoins já pagam impostos na Alemanha

O Bitcoin poderá ter sido criado com o intuito de não estar dependente de nenhum governo ou entidade centralizada, mas isso não impede que os Governos deixem de fazer aquilo que tanto gostam: aplicar-lhe impostos. Na Alemanha os Bitcoins foram reconhecidos como dinheiro privado, e como tal estão sujeito ao pagamento de impostos. Ou seja... quem minar bitcoins, "criando dinheiro", terá que os declarar e pagar os respectivos impostos sobre isso (com a excepção de quem os mantiver por mais de um ano).

Como é que o governo alemão sabe quem é que anda a minar bitcoins? Não sabe... pelo que se esta lei fosse aplicada cá em Portugal, imagino que no final do ano apareceriam zero declarantes. Mas na Alemanha, até acredito que haja quem o faça... por ser "a lei".


Sony e Samsung preparam revelações pré-iPhone


As apresentações da Apple ainda continuam a dominar as notícias sempre que é apresentado um novo equipamento, como iPhones e iPads. E em jeito de prevenção, as restantes marcas já aprenderam a lidar com o assunto, antecipando-se a estas apresentações de forma a: terem tempo de antena sem competir com tudo que for dito a favor/contra os novos iDevices e que habitualmente saturam a internet durante semanas; e também como forma de poderem anunciar "novidades" que roubem algum protagonismo caso a Apple venha a apresentar algo idêntico.

No início de Setembro, não vão faltar eventos para apresentação de novos produtos, como o Samsung Galaxy Note III e o Galaxy Gear (smartwatch), enquanto que a Sony irá mostrar-nos o seu Honami (que poderá gravar vídeo Ultra HD 4K) e possivelmente as suas lentes-câmara.

... Não vai haver falta de candidatos à lista de desejos para este Natal. :)


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada
Pista da semana: botões

2 comentários:

  1. Será que a app do Youtube também é em HTML 5? *sarcasm*

    ResponderEliminar
  2. O novo YouTube, também saiu para iOS.
    Mas tenho a impressão que a alteração não é só na app YouTube da Google.
    Apps de terceiros deixaram de funcionar. Ou me engano muito ou uma app ou outra, sobrevivente, que ainda continuava a guardar vídeos em cache não vai poder continuar a fazê-lo.

    ResponderEliminar