2013/08/12

Spotify Limita Música Gratuita a 10h por Mês

Alguns poderiam já adivinhar que o serviço gratuito do Spotify, que permitia ouvir música ilimitada na internet a troco de publicidade, era bom demais para durar... e como quase sempre nestes casos, assim é. O Spotify alterou os termos de acesso, fazendo com que o serviço gratuito passe a estar limitado a apenas 10h de música por mês após um período inicial de seis meses.

Embora estejam no seu direito de mudar as regras (e bem sabemos as pressões que a indústria musical tem feito sobre este tipo de serviços), parece-me que limitar a 10h por mês é um autêntico absurdo, por dois aspectos. O primeiro, 10h por mês dá a fantástica média de 20 minutos de música por dia... ora... penso que quem tem por hábito ouvir música, o faz por bastante mais tempo que isso ao longo do dia. O segundo... porque torna-se mais que evidente que quem quiser continuar a usufruir do serviço poderá simplesmente criar uma nova conta "falsa", para ter acesso a mais seis meses de música ilimitada - tendo apenas fazer um novo registo duas vezes por ano, o que não me parece assim tão incomodativo.

Por isto mesmo, penso que esta medida é feita apenas para agradar à "indústria", de que o Spotify não está a facilitar demasiado o acesso à música de forma gratuita... sem que na prática se vá ter grandes efeitos práticos do que eventualmente alguns quaisquer executivos imaginariam no seu mundo de fantasia (que todos os utilizadores fossem a correr para o serviço pago devido a isto, talvez?)


Actualização: o Spotify já explicou porque procedeu a esta limitação, segue-se a resposta oficial.



Porque é que o Spotify limitou as horas de escuta no serviço Free na Europa?

Sempre trabalhámos pela ambição de que toda a gente deveria poder usufruir da música que oferecemos – que todos os nossos utilizadores pudessem ouvir, descobrir, partilhar e gerir a sua música de forma legal. Da mesma maneira, é crucial que os artistas, cujas músicas todos nós gostamos, continuem a beneficiar do Spotify à medida que vamos crescendo.

Ao oferecer tanto uma subscrição de forma gratuita como justa o serviço chegou a uma popularidade considerável. Temos trabalhado bastante de forma a assegurar que todos os utilizadores possam continuar a tirar todo o proveito do Spotify, mas isto implicou termos sido obrigados a levantar algumas limitações.

O nosso modelo gratuito foi crucial para atingirmos um crescimento e sucesso consideráveis na indústria musical, e estamos comprometidos em continuar a ter um elemento gratuito. Encontrámos uma solução enquanto outros serviços de música em streaming preferiram ou esconder o seu serviço on-demand, abandonar o mercado livre de música ou oferecer apenas um tempo de utilização gratuito limitado.

Agora existe limitação de escuta mensal no Spotify Free?

Os utilizadores Spotify Free que utilizaram o serviço por 6 meses serão limitados a 10 horas por mês para escuta de música.

Porque foi implementada esta medida?

O limite de 10 horas por mês é um tempo padrão na posição do Spotify na Europa para os utilizadores que têm ouvir música de forma ilimitada por 6 meses.

É porque o Spotify está a fazer com que as pessoas subscrevam o serviço tornando-se utilizadores pagos?

Não, de todo. Na verdade, consideramos que a maior razão que leva os utilizadores a subscreverem o serviço Premium do Spotify é a possibilidade de levarem a sua música no telemóvel para onde quer que vão.

Porque é que estão apenas agora a implementar esta mudança?

O Spotify oferece aos utilizadores um serviço ímpar de forma gratuita, ao oferecer – de forma ilimitada, com anúncios – música grátis nos primeiros seis meses de utilização. Após esses 6 meses iniciais, os utilizadores gratuitos continuam com a possibilidade de ouvir música de forma gratuita, agora com um teto máximo de 10 horas por mês.

Porque é que as horas diferem de país para país?

Os acordos que temos com as editoras diferem de país para país.

Porque é que não existe limite de utilização nos Estados Unidos?

Temos acordos em cada mercado. Tal como acontece noutros mercados, assistimos a um enorme crescimento e rácios de conversação nos Estados Unidos por isso continuamos a ser um player imprescindível no combate à pirataria com o nosso serviço Free.

12 comentários:

  1. Uma alternativa a criar uma conta falsa a cada 6 meses, é usar o serviço localizado nos EUA, onde essa limitação de 10h não se aplica.

    ResponderEliminar
  2. Eu subscrevi este fim de semana ao serviço premium deles.

    7€/mês por ter a possibilidade de ter as playlist no telemóvel/tablet e funcionar offline, parece-me ótimo.

    ResponderEliminar
  3. Existe sempre a alternativa de utilizarem o serviço Music Box da PT.

    Tem quase o mesmo número de músicas e é português.

    ResponderEliminar
  4. Este aviso apenas surgiu ontem, mas a limitação já existia, apesar de (supostamente) não estar nos termos de serviço.

    E é conveniente, porque daqui a uns dias grande parte das pessoas está a fazer seis meses de Spotify... E digo-vos, a utilização do serviço vai descer. E muito.

    ResponderEliminar
  5. Quem gosta mesmo de música vai pagar o valor sorrindo, pois não é caro. Dizer que gosta muito de música e não querer pagar um centavo pelo serviço é um contrassenso.

    ResponderEliminar
  6. Ya... :)

    Já agora, o concorrente Google Play Music está muitos furos abaixo. Adoro o Spotify e continuará a dar cartas certamente...

    ResponderEliminar
  7. Music Box com tráfego incluído continua a ser a melhor opção. Com actuais limites de tráfego nas operadoras móveis estes serviços pouco ou nada valem.

    ResponderEliminar
  8. Por este e por outros motivos é que vou continuar a utilizar o GrooveShark.

    ResponderEliminar
  9. Essa limitação já existia... eu tinha uma conta criada ha já alguns anos "sediada" no UK para conseguir ouvir de borla ;), que usei durantes uns tempos e quando o spotify ficou disponivel em PT eu voltei a usar essa conta, mas tinha as tais 10h/mes como limite que eles descreviam nos termos, mas como tenho diversos mails (pessoais/prefissionais), fiz um novo registo e até associei à mesma conta de facebook sem problemas... quando os 6 meses acabarem, que deve faltar pouco, faço o mesmo... simples :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como fizeste para associar um novo registo, com a conta de facebook ? E associando o novo registo com a conta do facebook fica-se a mesma com as definições que se tinha anteriormente, playlists por exemplo, os amigos que estamos a seguir, entre outros ?

      Eliminar
  10. Fim da limitação a 10h mensais... :)

    ResponderEliminar