2013/09/24

Android Device Manager ganha opção para Bloquear Equipamentos


Lembram-se do sistema de localização e segurança Android Device Manager que permite saber por onde anda o vosso smartphone Android e permite apagá-lo remotamente? Agora passa a oferecer uma funcionalidade bem mais interessante e que (inexplicavelmente) estava em falta: a possibilidade de bloquear o equipamento com uma password.




É uma opção bem mais interessante no caso de perderem o vosso smartphone Android - uma vez que até ao momento apenas tinham a opção de o fazer tocar (para o localizarem se estiverem por perto) ou apagá-lo completamente.

[Anteriormente esta opção não estava disponível]


Caso activem esta opção de lock, irá sobrepor-se qualquer password ou método de desbloqueio que tivessem activo, e bloqueando imediatamente o equipamento mesmo que esteja a ser utilizado no momento - com a única excepção a ser no caso do equipamento não estar ligado à internet. Nesse caso este bloqueio apenas entrará em acção assim que o equipamento ficar novamente ligado à rede.

Relativamente ao Activation Lock, este sistema só peca por, no caso de ser feito uma limpeza completa ao equipamento, o mesmo continuará a poder ser utilizado - e impossibilitando que façam um wipe remoto e continuem com ele bloqueado. Mas, tal como há críticos que dizem que isso é perigoso demais, imagino que também achem demasiado perigoso que alguém que obtenha a vossa password vos possa bloquear e apagar remotamente o vosso Android.

O que não deixa de ser um perigo real, caso usem a mesma password em todo o tipo de serviços ou usem passwords do tipo 123456 - nesse caso não se admirem se um dia destes alguém vos pregar uma partida bloqueando o acesso aos vossos equipamentos mobile, como já aconteceu recentemente de forma mediática. Portanto... cuidado com as passwords que utilizam...


Se têm um Android e não sabem se têm este serviço activo, nada como confirmarem que está a funcionar e activarem-no se for necessário.

[via Android Police]

1 comentário:

  1. A Samsung já há muito tempo que utiliza um sistema identico nos seus smartphones, chamado de SamsungDive, e já existiam e existem no market aplicações que fazem isso e muito mais.
    Existem por exemplo aplicações como o AVG e Avast que permitem através de uma código enviado por SMS activar os dados do telefone e o GPS remotamente, colmatando assim algumas falhas deste sistema.
    O facto de a Google implementar função de raiz no seu SO é uma boa titude, pois assim todos os smatphones poderão ter um app de segurança que é relativamente eficaz, sendo certo que tem algumas falhas como foi referido pelo Carlos.

    ResponderEliminar