2013/09/27

BlackBerry perde Mil Milhões em smartphones não vendidos


Não tenho gosto nenhum em ser o "arauto da desgraça", mas infelizmente confirmam-se as previsões que fiz há alguns meses de que a BlackBerry estava tristemente iludida quanto ao seu futuro. Se se recordam, em Abril o CEO da BlackBerry estava plenamente convencido de que iria vender milhões de unidades - algo que desde logo coloquei em causa. Um trimestre mais tarde... vemos a dimensão dessa ilusão, com quase mil milhões de dólares de prejuízo devido a stocks de smartphones que permanecem nas prateleiras por vender.



É um falhanço idêntico ao do Surface RT da Microsoft, com a diferença de que a MS tem ainda arcaboiço suficiente para aguentar com este prejuízo sem grandes consequências imediatas (a não ser a mudança de CEO). No caso da BlackBerry as coisas são bem mais complicadas. Dos 965 milhões de prejuízo indicados para o segundo trimestre do ano, 935 vêm directamente do stock de Z10's que ficaram por vender. E embora as "esperanças" da venda de milhões de unidades se referissem ao novo Q10, a BB vendeu apenas 3.7 milhões de unidades dos quais a "maior parte" foi relativa a equipamentos mais antigos (BlackBerry 7).

Embora possa ser possível que um futuro comprador da BB possa vir a dar a volta à situação e fazer com que a BB recupere a sua positção e estatuto, penso que neste momento se está naquele ponto em que todos sabem que a empresa está morta... e só não vê quem não quiser.

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Esta referencia de que a empresa está morta não faz nenhum sentido! O negócio da Blackberry no que toca aos smartphones representa 39% , sendo os restantes 61% respeitantes a software corporativo e suporte tecnico a infraestruturas de empresas . O bb10 poderá ter um futuro negro mas a empresa não vive só disso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que a procura desesperada por um comprador é sinal de que está "morta", sendo que agora só resta saber se vai ser despedaçada para aproveitar o que ainda interessa aproveitar; ou se o novo dono decidirá continuar a apostar nos equipamentos.

      Eliminar
  3. Carlos, informa-te um bocadinho melhor... ou pensa um bocadinho...
    não achas o writeoff exagerado? é superior a capacidade de produção da bb num trimestre....
    Pensa lá mais um bocadinho que beneficia deste exagero declarado???
    Quem vai comprar certo? e quem é que vai comprar??? informa-e bem sobre que é que vai comprar realmente a BB,,,

    Nota a BB tem no banco quase tanto como o que a empresa que a vai comprar vai pagar por ela...essa empresa até só vai dispor de 10% do capital.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso é que existem entidades reguladoras para garantir que isso não é "conforme dá jeito".

      (Embora por outro lado se possa argumentar se regulam realmente alguma coisa, para nos terem deixado chegar ao ponto a que a economia mundial chegou... até aí nada contra! :)

      Eliminar
    2. Não há nada de ilegal no que fizeram, nada mesmo, eles contam com os media para ajudar como sempre ajudaram..

      O write-off equivale para todos os efeitos a eles comprarem todo o seu stock a preços de produção...

      Eliminar
  4. A Blackberry ainda tem uma estrutura financeira equilibrada graças a nos e anos de lucros acumulados (tem uma Autonomia Financeira de 33%), mas o desempenho da actividade recente é tenebroso. Registou uma margem bruta negativa de 24% no Q2 (fim a 31/08/2013), e um resultado operacional de -1,43 MMUSD, para 1,57 MMUSD de vendas!
    Mas o sinal assustador é este write-off de Q10 e Z10. É impensável abater o stock das jóias da coroa, que deveriam apontar o caminho do futuro, como se fossem monos. Se isto não é um sinal para abandonar o barco, não sei o que será.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois não faz sentido pois não. Ou será que faz? Quem comprou compra com mil milhões em equipamentos para vender mas já pagos....

      Eliminar
    2. Pois não faz sentido pois não. Ou será que faz? Quem comprou compra com mil milhões em equipamentos para vender mas já pagos....

      Eliminar