2013/09/08

Investigadores gravam e reproduzem Feedback Táctil


Desde o início dos tempos que haverá aquelas pessoas que olham para o panorama tecnológico da era em que vivem e dizem: "Já não há mais nada a inventar, já fizemos tudo o que é possível fazer!" Quando olhamos para os equipamentos móveis actuais, por vezes somos tentados a pensar o mesmo... câmaras, sensores, GPS, potentes processadores, comunicações e carregamento wireless... que mais faltará inventar?

Investigadores estão a trabalhar em algo que até agora parece ter ficado esquecido e que seria bastante interessante adicionar a estes equipamentos: a capacidade de devolver a sensação do toque.

Os touchscreens passaram a ser bastante comuns com a proliferação dos smartphones e tablets, e hoje em dia não é de admirar que os mais novos tentem tocar em todo o tipo de ecrãs que vêem (como os televisores e monitores) e fiquem surpreendidos caso não reajam aos seus toques. Mas até ao momento esta é uma interacção que funciona apenas num sentido. Os touchscreens apresentam-nos uma superfície lisa que não dá qualquer feedback táctil quanto ao que se está a fazer (exceptuando talvez uma pequena vibração generica feita dispositivo).

Há quem queira mudar isso, e fazer com que os ecrãs touchscreen do futuro possam reproduzir a sensação do toque. Por agora as experiências ainda estão em fase muito inicial e sem qualquer estimativa de quando poderão vir a ser transpostas para aplicações comerciais, mas... fica o aviso de que quando se imaginar que já não há mais nada a fazer nos equipamentos mobile, lá surgirá algo de novo que nos faça sonhar com o que ainda estará para vir.ap

1 comentário:

  1. Achei espectacular a ideia, porque será a melhor maneira de uma pessoa cega usar um telemóvel /smartphone. ;)

    ResponderEliminar