2013/09/06

Notícias do Dia

os tablets mostram que não conhecem limites, com este Panasonic Ultra HD de 20"; analisamos o mais pequeno router do mundo, o Asus WL330NUL; e o abuso dos copyrights... onde já nem as playlists escapam aos processos, neste ataque ao Spotify.

Para os que estranharam a ausência do nosso habitual passatempo semanal da t-shirt, vão haver novidades para breve que se tornarão mais atractivas (espero eu :), pelo que... tenham um pouco de paciência. Até lá, não se esqueçam do passatempo do livro O'Reilly do mês.

E agora... as notícias do dia... muitas, muitas:


Galaxy Note 3 estreia chip 4G mais poupado

As baterias não melhoram ao ritmo que se desejaria, pelo que a opção dos fabricantes tem sido atacar o problema do "outro lado"... poupando o máximo de energia. No novo Galaxy Note 3 a Samsung utiliza um novo chip da Qualcomm que ajuda a esticar a sua autonomia. Para além dos ecrãs, outro dos elementos mais gastadores nos smartphones é o chip de comunicação 3G/4G.

Habitualmente, a potência fornecida ao transmissor é feita de forma constante, mesmo se o sinal nem sempre necessita da potência total. Nas redes 3G isso não era problemático pois o sinal frequentemente usava atingira os picos máximos; mas nas redes 4G há muito mais nuances graduais. Este chip é capaz de analisar isso e ajustar automaticamente a potência necessária, de modo a que não haja desperdício de energia. Assim podemos ter comunicações 4G... quase sem impacto na autonomia relativamente aos 3G.


Apple prepara iPhone de 6"?

Acho que este ano as coisas até têm estado bastante calmas quanto a rumores sobre os iPhones da Apple relativamente a outros anos (vamos conhecer os novos modelos na próxima semana). Mas isso não faz com que alguns se esforcem em ir atirando alguns para o ar: como a possibilidade da Apple estar a preparar iPhones maiores, com dimensões até 6", e assim seguir a tendência dos phablets de outras marcas.

Depois do lançamento do esticamento do ecrã no iPhone 5S e encolhimento do iPad para iPad mini, já sabemos que nenhuma das "garantias" que anteriormente tinham sido dadas por Steve Jobs é para levar a sério, pelo que... iPhone de 6"?... Tudo é possível.


China Telecom revela novos iPhones antes do tempo


Parece que há algumas pessoas na China que estão cheias de vontade de ter o novo iPhone, e a China Telecom inadvertidamente lançou publicidade aos novos iPhone 5S e 5C - modelos que só deveriam ser conhecidos na próxima semana.

Os anúncios já foram retirados, mas servem como mais uma confirmação daquilo que já se considerava praticamente garantido. Pena é que esta publicidade para as pré-encomendas não revelasse quaisquer detalhes adicionais... como o suposto sensor de impressões digitais que deverá renovar o Home button.


Paulo Querido lança projecto ComTextos em crowdfunding

Já sabemos que o panorama das notícias e divulgação é uma área que tem sofrido imensas alterações com a chegada da internet, redes sociais, e tudo o resto. Por vezes, no meio de tanta quantidade de informação não é fácil encontrar algo que realmente seja merecedor do nosso tempo. O ComTextos é um projecto do Paulo Querido que pretende servir como filtro, agregando os melhores conteúdos em português, e que fica agora à consideração de todos no site de crowdfunding nacional ppl.com.pt para se tornar realidade.




Hesperbot - malware bancário já ataca em Portugal

Para não pensarem que as ameaças só actuam "´lá fora", já foram detectadas actuações do Win32/Spy.Hesperbot no nosso país. Este troiano é bastante avançado e tem por objectivo apanhar os dados de acesso ao serviços de bancos online. Para isso conta com coisas como keylogging para gravar tudo o que escreverm no teclado, faz captura de ecrã e vídeo, configura um proxy para redireccionar todo o tráfego por servidores ao serviço dos atacantes, e até cria serviços de acesso remoto que dão acesso total ao vosso computadores. Este malware também faz a injecção de código HTML nos sites.

Ou seja... convém estar alerta - e a regra número um: não instalem programas/plugins/etc. de fontes que não sejam de confiança absoluta - especialmente se forem provenientes de um qualquer banner a piscar no vosso ecrã a dizer que o vosso computador está em risco! ;P


Fragmentação já afecta o KitKat

Ainda hoje falávamos do esforço que o Google tem feito para combater a fragmentação no Android... mas parece que o futuro KitKat também já sofre do mesmo problema. ;)





Virgin Galactic faz mais um teste com sucesso

O espaço está cada vez mais perto. O desejo de Richard Branson de nos levar até às estrelas prossegue a bom ritmo, e a avaliar pelos testes bem sucedidos, no próximo ano podermos começar a ter os primeiros "turistas espaciais" que estejam fartos dos destinos terrestres... embora me pareça que se tenha que esperar bastante mais tempo até que surjam voos low-cost até ao espaço. :)




Gadget low-cost da semana

Já se interrogaram porque motivo o vosso smartphone ou tablet por vezes demora carrega em pouco tempo e outras vezes demora horas? Com este pequeno medidor USB de voltagem e corrente poderão saber exactamente que energia o vosso carregador ou computador está a fornecer. Assim rapidamente tirarão as dúvidas sobre se um suposto carregador de 2A realmente está a fornecer os 2A devidos para um carregamento mais rápido.


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

3 comentários:

  1. botnet ou users?
    https://torrentfreak.com/pirate-browser-hits-500000-downloads-130830/

    ResponderEliminar
  2. smartphones WICO ja esta desponivel no staples

    ResponderEliminar
  3. Condenado a Google como "patent troll":
    http://www.fosspatents.com/2013/09/motorola-wanted-free-license-now.html

    Um resumo: a Google queria que a Microsoft pagasse 4000 milhões de dólares por uma patente da Motorola do tipo patente de um standard essencial (SEP) cuja licença deve ser negociada em termos FRAND ("fair, reasonable and non-discriminatory terms"). Ou melhor, pretendia trocar a licença dessa patente por licenças de patentes não essenciais da Microsoft que não estão sujeitas a condições FRAND. A Google foi condenada a pagar 14,5 milhões de dólares por não ter licenciado a patente nos termos FRAND a que estava obrigada (se tivesse conseguido que um tribunal proibisse a importação de produtos por violação dessa patente a importância a pagar seria muito maior).

    Ou seja, a Microsoft continua a receber pipas de massa dos fabricantes de Android, por essas patentes e a Google não consegue fazer render as patentes da Motorola que pagou bem caro.

    ResponderEliminar