2013/09/25

Novas Condições da ZON passam a considerar "Consumo Habitual" do Cliente



Numa altura em que volta a estar em acesa discussão a questão dos "ilimitados" com limites dos operadores, a ZON decidiu alterar as condições gerais dos seus serviços, que entrarão em vigor a partir do dia 1 de Novembro (com os cliente a terem até ao dia 15 de Outubro para denunciar o contrato caso não estejam de acordo).

Pela maior parte, tratam-se de alterações sem grandes implicações e que pouco ou nada mudam relativamente ao que já estava em vigor, incluindo a descarada e obtusa cláusula do consumo excessivo poder originar pagamentos adicionais, sem que nunca seja referido o que é considerado um consumo excessivo (o que seria difícil de definir num tarifário "ilimitado") nem tão pouco a quanto se referem esse tais "pagamentos adicionais".

Mas o que achei mais curioso foi a introdução de uma cláusula aparentemente inocente que me parece ser um autêntico cavalo de tróia.


A cláusula em causa é a "introdução do critério de níveis de consumo habituais do Cliente".

Ora... o que isto faz antever é que a Zon passa a considerar consumo excessivo tudo aquilo que sair deste padrão "habitual". A ideia até seria boa se, em primeiro lugar, não estivessem a vender um serviço que é descrito inequivocamente como sendo ILIMITADO; e em segundo lugar, que é ilegal vender o mesmo serviço, ao mesmo preço, a pessoas diferentes com condições diferentes.

Ora vejamos... eu subscrevo um serviço ZON ilimitado e uso apenas 100MB por mês para ver o email; o meu vizinho passa os dias a sacar as últimas nightlies do Ubuntu, a fazer download dos vídeos Ultra HD que a tia gravou da família no lado de lá do oceano, e a aceder ao Netflix, gastando 500GB por mês. Ora... quer isto dizer que se eu decidir fazer o download de uns gigabytes "anormais" de dados... vou ser penalizado por isso? E se não vou ser, então o que justifica a introdução desta nova cláusula?

Chamando as coisas pelos nomes, todos sabemos que a maioria dos downloads não serão de distros Linux ou vídeos de família. Mas o que importa relembrar é que não se gastam gigabytes apenas em coisas "ilegais" - muito pelo contrário, cada vez se gastam mais gigabytes e terabytes em coisas legais!

Quero aproveitar umas promoções do Steam? Compro uma dúzia de jogos a preço de saldo cada um deles representando 5 ou mais gigabytes de downloads. Quero fazer backups para um dos muitos serviços de backups ilimitados na internet? Posso mandar terabytes de dados para lá - e que queira descarregar a qualquer altura; mesmo que seja de forma "não habitual" porque um dos discos resolveu avariar.

Há mil e um motivos para que este tipo de discriminação não faça qualquer sentido nem possa sequer ser tolerada.

Querem classificar os clientes por "habitualidades"? Muito bem... criem planos diferenciados - não se esquecendo de ajustar igualmente os preços! É que para muitos clientes, eu incluído, o preço que se paga é já exorbitantemente inflacionado considerando que nos impingem centenas de canais que não queremos ver apenas para se poder ter uma ligação internet decente.

Se querem ver espreitar o que é habitual ou não, vejam então o uso que eu (não) dou à box e aos canais de TV, e façam o favor de me descontar isso ao final de cada mês. Aí sim, estariam a dar um passo no bom sentido e a promover a utilização do "cabo/fibra" para aquilo que será inevitável no futuro.

34 comentários:

  1. Apesar de um pacote de meio-quilo de massa (fusili, por exemplo) indicar que tem 7 doses individuais, sejamos francos: NINGUÉM coze apenas 71 gramas de massa para comer. Eu, a uma refeição, como pelo menos o dobro. Alguém mais saudável, ou que não seja tão esquisito com a comida (como tu já tiveste oportunidade de testemunhar) provavelmente come menos, ou até mais.

    Ou seja, os consumos habituais alteram-se de pessoa para pessoa.

    Está na altura de isto terminar. Ou é 100% ilimitado, ou há limites que excedem o aceitável. Já chega.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 140 g de massa?? isso faz-te mal :)

      Eliminar
    2. MAS É TÃO BOM. :P

      Ou seja, fazer 1TB de downloads por mês (distribuídos entre acessos à internet e nightlies de vários softwares open source ou de licença gratuita) também faz mal aos computadores (que, coitados, não aguentam tanto).

      Eliminar
  2. Se isto é tudo uma questão de média, então a resolução é facil ... basta incrementar aos poucos o consumo médio mensal.... nem que para isso seja necessario fazer download integral do repositorio do debian varias vezes :)

    ResponderEliminar
  3. Carlos, a clausula 6.2 que te referes já existe nas condicões gerais que se encontram em vigor actualmente. (é o ponto 6.3).

    ResponderEliminar
  4. isto vai dar bronca e da séria!

    ResponderEliminar
  5. Posso estar a ver mal a coisa, mas estou a ver aqui uma boa oportunidade para os atuais clientes "presos" à ZON (ainda dentro do período de "fidelização") denunciarem o contrato sem as penalizações previstas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora nem mais! Estou a ponderar seriamente rescindir com a Zon e mudar para a Vodafone Fibra.
      Cláusulas destas não me deixam minimamente descansado, sobretudo porque me enquadro perfeitamente no tipo de utilizador que pode ter picos de consumos...

      Eliminar
    2. Estou a pensar em rescindir com estes senhores, apesar de ainda faltar 1 ano de contrato.
      Será possível rescindir contrato por causa das novas condições?

      Eliminar
    3. JOao Paulo , mas com que base é que posso rescindir?!?
      digo que nao estou de acordo com o novo contrato proposto e cancelam sem pagar nada???


      Eliminar
  6. Ainda bem que a minha fidelização acaba dia 16 de novembro, para me ver livre destes senhores...
    O abuso de poder que os operadores de serviços digitais têm é que é excessivo.

    ResponderEliminar
  7. Como Cliente Zon informei-me melhor sobre as alterações contractuais.. O que me foi dito é que ñ há qualquer tipo de alteração no que diz respeito a consumos mas sim no que diz respeito à forma de suspensão ou cessão contractual devido a incumprimento do pagamento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. foste enganado... TODOS podem rescindir por justa causa até 15 de Outubro...

      Eliminar
    2. O que te dizem por telefone não é obrigatoriamente verdade, em especial quando falamos da ZON.
      Daí tentar ter sempre um mail ou carta deles com as condições. Vão tentar recusar dar-te isso? Claro. Mas quando ameaças desistir e te fazem as tais propostas-maravilha em desespero de causa (para manter o cliente), aí aceitam tudo.

      Eliminar
    3. Boa noite
      eu tenho 100MG e só uso o portátil , se a grande parte das placas e de 54MG o restante e só para inglês ver, mais como não uso cabo é só através do wireless só tenho uma velocidade de 4 a 6 MG, e pago 100.
      Mas o mais engraçado é que ninguém sala disto.

      Eliminar
  8. Uma pergunta: sendo estas cláusulas nulas, em caso de disputa judicial, não existe uma entidade que impeçam estas cláusulas logo na origem? Algum regulador que evite que casos absurdos cheguem a tribunal, que já estão mais que assoberbados de trabalho?

    Ok, foram duas perguntas :)

    ResponderEliminar
  9. ontem ligaram me da MEO para aderir aos serviços dele etc, e indiquei lhes que ainda era cliente zon com contrato de fidelização de 24 meses ... faltando apenas 11meses para acabar o contrato.
    fiquei espantado quando a sra do outro lado diz me que com esta mudança de contratos por parte da zon posso rescindir contrato sem pagar nada!!!


    alguem sabe se isto é verdade!??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que a MEO pode rescindir o teu contrato com a ZON sem que tenhas que pagar nada

      Eliminar
    2. David Stiehl, como pode outra entidade rescindir um contrato feito por mim?

      É preciso ter cuidado com as respostas que se dão sem saber a certeza do que se diz.

      Eliminar
    3. Desculpem a resposta tardia. Exatamente Nelson ;) já fizemos isso cá em casa e conheço mais gente que o fez. Aliás, a primeira vez que a Optimus Clix se veio cá promover (porta-a-porta) fizeram logo essa proposta, é uma coisa normal.

      Eliminar
  10. Muito simples!
    Atualmente sou cliente Zon e pago por um serviço de net ilimitada.
    Se começam com essas tratas vou deixar de ser. Aliás, podem ir para um sítio que eu cá sei.
    E se realmente isto acontecer deviam ser obrigados a não usar a palavra ilimitado na publicidade.

    ResponderEliminar
  11. Supostamente se isso são novas condições do contracto, se voces nao concordarem com elas, podem rescindir sem problemas nenhuns...
    Agora, isto é o que é teoricamente, gostaria de saber na pratica se se realmente pode fazer... Não ha prai nenhum jurista?!?

    Quem tiver opurtunidade q se mova pra Vodafone!!! Sem PURs, TSs, ou la que o porra!!! E por metade do preço!!!

    ResponderEliminar
  12. Espero que considerem uns 100 GB no meu caso. Em agosto só usei 70 GB...

    ResponderEliminar
  13. Acho que é a primeira vez que estou a comentar, apesar de ja ler este espaço há muito tempo... Nao estava ao corrente desta alteração, muito obrigado pela dica.
    Vou telefonar aos tipos, até porque deixei de estar fidelizado e quero baixar o preço que pago... Mas agora com esta noticia não sei se nao troco de ISP.
    É exactamente como dizes, so para ter uma ligação de internet decente (e nem sequer estou a falar de fibra) sou obrigado a contratar dezenas de canais que nao vejo e uma box que nao uso...
    E agora querem acabar com os meus downloads sucessivos das nightlies do Ubuntu?
    Não... Há uma linha que separa a paciência da burrice...

    ResponderEliminar
  14. http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=818446

    Aí podem ver, e comprovar, que TODOS os clientes ZON, seja qual for a fidelização que tenham, podem rescindir por justa causa até 15 de Outubro, devido às alterações contratuais da ZON...

    SIMPLES; não se deixem enganar pelos operadores da ZON, que têm informações superiores pra aguentar o máximo possível os clientes e engonhar até ultrapassar o dia 15 de Outubro... sabem muito...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas aqui a enganar muita gente .. informa te melhor sobre o que dizes .. podes rescindir o teu contrato mas pagas o incumprimento do contrato ..vai ao site exame informático.. e em relacao aos consumos habituais a cláusula ja existe ha muito tempo.. se queres sacar TB e TB mesmo que legais, muitas vezes estas a sobrecarregar a rede ..chama se politica utilização aceitável presente nas cláusulas ha muito tempo. Aconselho te a andares melhor informado.

      Eliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. Os padrões de consumo falados no artigo não se referem aos consumos net. Referem-se aos consumos no serviço VOIP.

    Por exemplo, um cliente que tenha uma média de consumos voip de 10€/mês nos últimos 3 meses, se fizer consumos acima dos 10€ é bloqueado automaticamente no serviço voip apenas. Este procedimento, aparentemente, serve para evitar gastos com serviços de valor acrescentado.

    Na internet não será bloqueado por consumos de internet acima da média, pois o cliente não tem qualquer custo adicional por mega (tarifário ilimitado), logo não será necessário o bloqueio para defesa do cliente como no caso VOIP.

    Sou cliente vodafone fibra (melhor serviço que usei até à data), mas parece que estão à procura de fumo onde não há fogo.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente Hugo ..estão a protege o cliente de faturas de voip elevadas

      Eliminar
  17. "6.2 O Cliente reconhece e aceita que caso sejam efetuados consumos no âmbito dos Serviços que excedam significativamente os seus níveis habituais de consumo, a ZON poderá, a qualquer momento, exigir o pagamento dos serviços em causa. "

    Podemos chegar à loja, entregar um documento a comunicar que não aceitamos a clausula X. Caso a outra parte não aceite, solicitamos rescisão do contrato!

    Eles vão querer negociar... ou perdem clientes!


    ResponderEliminar
  18. Mas...digam-me a diferença de
    "6.2 O Cliente reconhece e aceita que caso sejam efetuados consumos no âmbito dos Serviços que excedam significativamente os seus níveis habituais de consumo, a ZON poderá, a qualquer momento, exigir o pagamento dos serviços em causa. "


    Para o já existente,
    "6.3 Caso sejam efetuados consumos no âmbito dos serviços de acesso à Internet ou de voz que excedam os níveis de utilização razoáveis aplicáveis, a ZON TV CABO poderá, a qualquer momento exigir o pagamento dos serviços em causa."

    ResponderEliminar
  19. Eu explico-te o que altera:
    "os níveis de utilização razoáveis aplicáveis" não são a mesma coisa que "os seus níveis habituais de consumo"... os razoáveis aplicáveis são a média de toda a gente, os meus níveis são a minha média::: isto é, se eu passar de um consumo praticamente inexistente para um grande consumo, os srs da zon podem vir cobrar mais mostrando-me a minha evolução média... compreendo que são para limitar o pessoal que utiliza bastante, mas é uma cláusula que usada de forma arbitrária pode ser uma chatice para todos os utilizadores...

    ResponderEliminar