2013/09/25

Reciclagem de emails do Yahoo dá acesso à vida dos donos anteriores


A reciclagem de nomes de contas não utilizadas há bastante tempo pelo Yahoo tinha levantado algumas preocupações, com muitos desses emails a poderem estar ainda a receber emails de serviços e amigos dos donos originais. E agora começam a surgir os primeiros relatos que comprovam esses receios.

Tom Jenkins foi um dos muitos milhares de pessoas que conseguiu finalmente o nome que desejava no Yahoo, mas assim que o conseguiu descobriu que a sua "nova" conta continuava a receber inúmeros emails destinados ao seu antecessor. Muitos desses emails são "lixo" e inconsequentes... mas lá pelo meio estão muitos emails que levantam sérias preocupações: emails que continham informações pessoais e confidenciais... registos de contas, mensagens de amigos do Facebok, códigos PIN de vários serviços e muito mais.

Ao fim de algum tempo, Tom sabia tudo o que havia para saber sobre o anterior dono deste email: nome, morada, telefone, a escola onde o filho anda, que foram ao médico na semana anterior, e até recebe convites para ir ao casamento dos seus amigos (e até para um funeral). É uma autêntica janela aberta sobre a vida do dono anterior, que parece continuar a usar este email como se fosse seu... mesmo tendo perdido o acesso a ele. Se Tom quisesse poderia igualmente alterar a password do Facebook do dono anterior, cuja conta do FB continua associada a este email.

Supostamente o Yahoo teria implementado medidas preventivas para evitar que este tipo de coisa acontecesse, dando o email como inactivo durante 30 dias antes da transferência e removendo-o automaticamente das listas de subscrição que permitissem fazê-lo. Mas parece que este processo não funciona tão bem quanto se desejaria.

Para Tom, a chatice de receber uma dúzia de emails por dia que é destinada ao seu antecessor acaba por ser uma carga de trabalho adicional que fez com que ele desistisse da conta e a encerra-se (algo que só por si também obriga a algum trabalho extra, já que tem se contactar o Yahoo para a "desligar" da conta a que ficou associada.

Talvez esta ideia do Yahoo não tenha sido assim tão boa como parecia à primeira vista...


Actualização: O Yahoo implementou um botão de "Not my email" para que os utilizadores possam mais facilmente reportar estas situações.

1 comentário:

  1. Isto faz-me lembrar (embora a uma escala mais pequena) a reciclagem de números de telemóvel. Conheço alguns casos de pessoas que recebem notificações de bancos, telefonemas e publicidade. Mas tarde perceberam que são coisas que vêm do antigo dono do número.

    ResponderEliminar