2013/09/29

Roli Seaboard - Teclado Musical Touch


Penso que não haverá nada mais claramente identificativo de um instrumento musical que o habitual teclado de teclas brancas e pretas de um piano ou teclado electrónico (sendo que temos também alguns casos que fogem um pouco a esse aspecto tradicional, com cores invertidas). No caso deste Seaboard da Roli, a coisa é bem diferente e pretende adicionar toda uma nova dimensão de expressão musical.

Este teclado Roli Seaboard Grand transformou as teclas musicais individuais numa superfície contínua sensível ao toque que permite coisas que seriam impossíveis com as teclas tradicionais (embora possa continuar a ser tocado de forma equivalente a um teclado musical convencional).



O aspecto, tem que se admitir, é estranhamente orgânico... mas pelo que se pode ver nos vídeos de demonstração, os resultados impressionam (mesmo que seja de imaginar que seja necessário um período de adaptação a este teclado). Em vez de recorrer a um controlo adicional para controlar o pitch, o músico pode facilmente aplicar os mais variados efeitos simplesmente deslizando os dedos sobre as teclas ondulantes, de forma contínua e sem interrupções.

Um brinquedo que permitirá aos músicos adicionar um toque especial às suas criações, e que custa $1999 dólares pelo teclado mais pequeno de 3 oitavas; $2999 pelo de 5 oitavas; e $8888 pelo de 88 teclas.




2 comentários: