2013/10/02

Apple está a testar ecrã OLED flexível para iWatch?


Os rumores sobre o futuro smartwatch da Apple não param de voltar à tona de tempos a tempos, e depois da contratação do designer que criou o Fuelband da Nike, surge novo rumor de que a Apple estará a testar ecrãs OLED flexíveis para o seu iWatch.

São rumores que poderemos considerar normais, tendo em conta que a Apple já apresentou algumas patentes ao longo dos anos onde daria uso a este tipo de ecrã. Portanto, será apenas lógico que estejam a testar tudo o que existe actualmente no mercado (fala-se de que a Apple terá pedido ecrãs OLED flexíveis de 1.3, 1.4 e 1.5" - tendo até um protótipo funcional já feito com o ecrã de maiores dimensões).

O problema é que neste momento há poucos fabricantes que seriam capazes de produzir este tipo de ecrãs nas quantidades que um iWatch da Apple necessitaria - o que se traduziria por ter que recorrer à Samsung ou LG. Considerando que a Samsung nem sequer optou por usar um ecrã OLED flexível para o seu Galaxy Gear será já um bom indicador de que a marca não está ainda em condições de produzir estes ecrãs nas quantidades (nem aos preços) necessários. E assim que estiver, fará todo o sentido que utilize os ecrãs nos seus próprios produtos numa primeira fase antes de os disponibilizar para os concorrentes.

Por outro lado, acho que ninguém ficaria surpreendido caso a Apple investisse alguns milhares de milhões num fabricante mais pequeno, para que ganhasse a capacidade para aumentar a produção e ficar com ecrãs exclusivos e apanhando o mercado de surpresa (surpresa relativa, uma vez que este tipo de negócio e expansão de uma linha de fabrico de ecrãs não é algo que possa ser feita de um dia para o outro e sem que ninguém repare).

... Parece-me que o mais certo é que a Apple ande a experimentar com o que há, mas que ainda não se esteja próximo de um iWatch comercializável. Embora não ficasse surpreendido caso a Apple decidisse apostar num smarwatch de capacidades mais modestas tipo fitness tracker (ao estilo FuelBand) recorrendo ao que é tecnicamente possível de concretizar hoje em dia - o seu novo co-processador M7 dedicado a essa função e integrado no iPhone 5S poderá ser um indicador disso mesmo.

3 comentários:

  1. Fico-me pelo Kreyos. Pelo menos para já. E quando este chegar. Vamos lá ver.

    ResponderEliminar
  2. Li uma observação curiosa: com o Galaxy Gear a Apple ganhou antes de entrar em campo.
    Não tem propriamemente que ver com os méritos/deméritos do Galaxy Gear.
    Tem que ver com o interesse em saber se a Apple vai conseguir bater a Samsung.
    Já não é: "O que é que estes querem agora ? Eu cá não preciso de um smartwach, não quero saber disso para nada".

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar