2013/12/30

A perda de visão e o Jailbreak no iOS


Normalmente não se associa o jailbreak a pessoas com problemas de visão, mas o relato de um developer que tem que lidar com uma doença degenerativa que lhe está a roubar a visão relembra-nos a importância de se ter liberdade para se usarem os equipamentos como os utilizadores desejam... em vez da "visão" que uma marca decide impor a todos.

A Apple não se esqueceu dos invisuais quando foi desenvolveu o iOS, e não faltam relatos de como há pessoas que pela primeira vez se sentiram "integradas" com os modos de acessibilidade por voz que o iOS disponibiliza. Mas para Chris Maury, developer para iOS, que ao longo dos últimos três anos tem visto a sua visão a desaparecer lentamente, as regras e imposições da Apple fazem com que se torne impossível desenvolver muitas das ferramentas que eles desejaria criar ou utilizar para facilitar a vida de pessoas como ele - como o caso de ferramentas que modifiquem o esquema de cores e resolução do sistema, para que se torne mais perceptível para pessoas com visão reduzida.

São coisas que apenas serão possíveis de fazer no iOS com recurso ao jailbreak, e por isso ele criou uma campanha de crowdfunding para recompensar quem fizesse jailbreak ao iOS7 (coisa que entretanto já aconteceu).

... Sempre ajudará para demonstrar que o jailbreak é algo que vai bem para além das pessoas que meramente procuram piratear apps, e que demonstra que não há qualquer justificação para que um fabricante deva ter o poder de decidir o que as pessoas querem fazer com os seus equipamentos (e depois temos os casos ainda mais caricatos, como nos EUA: onde é legal fazer jailbreak em smartphones... mas não em tablets!)

1 comentário:

  1. Viva

    Os EUA, em matéria de Leis, não são exemplo para ninguém...
    O que ainda lhes vale é a 5ª Emenda, que foi feita nos bons velhos tempos..., porque de leis e Juízes/tribunais parvos, estão muito bem servidos...

    Penso que, mais ano menos ano, a Apple abrirá o seu iOS..., para se manter à tona do Android e WP (e possivelmente outros futuros Mobile-OS).

    Oxalá!!! :)

    ResponderEliminar