2013/12/15

Camara Timelapse com um Raspberry Pi


Já todos terão visto e ficado hipnotizados pelos vídeos em timelapse que nos deixam ver as horas a passar em segundos, e revelar muitas das coisas que em tempo real seriam invisíveis aos nossos olhos. Mas nem sempre é fácil captarmos tais imagens, pois isso implicaria deixar ficar a câmara em locais inóspitos - por isso, uma das soluções é criar uma câmara que passe mais despercebida... e que mesmo em caso de roubo, não represente uma perda avultada.



Este projecto recorre a um simples e económico Raspberry Pi para criar uma câmara para fotos timelapse de longa duração que podemos simplesmente deixar em qualquer lado. O conjunto fica alojado (e disfarçado) no interior de uma vulgar lata, necessitando apenas de um pequeno furo por onde o sensor da câmara espreita o exterior.


A autonomia dependerá do pack de baterias que utilizarem - neste caso foi usado um clip com 4 baterias AA recarregáveis de 2900mAh cada uma (num total de 11600mAh), suficiente para manter a câmara em funcionamento durante muitas horas (como poderão ver no vídeo que está no final).

Claro que se pretenderem deixar a lata "abandonada" num local onde não a mantenham sob vigilância, sujeitam-se sempre a que quando lá regressarem ela já lá não esteja. O criador do projecto sugere deixar uma etiqueta com uma indicação que tente apelar ao bom sentido cívico da pessoa que a encontrar, para que a deixe ficar no local; mas poderão também dizer que a lata tem um sistema de geolocalização que permite saber onde está (para servir como factor dissuasor adicional).

E como sempre... não esquecer o facto de, sendo algo criado por nós, torna-se também mais simples modificar o projecto para que sirva os nossos interesses. Por exemplo, se for para ser usada mais perto de casa poderiam ligar-lhe uma fonte de energia permanente e ligação WiFi, e enviar cada imagem directamente para a internet, para terem um álbum contínuo de todas as imagens captadas - e que em caso de detecção de movimento numa secção especificada, poderia até enviar-vos um alerta. Enfim... é só ter um pouco de imaginação. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)