2013/12/16

Efeito da rede na autonomia e os carregadores wireless no Nexus 5


A propósito dos carregadores sem fios para os Nexus (e todos os demais smartphones compatíveis com sistema Qi), tenho recebido várias perguntas sobre se o tempo de carregamento não se torna demasiado demorado. Uma vez que na maior parte dos casos é algo que não podia garantir (por ser feito durante a noite) fiz alguns testes para o averiguar um pouco melhor... e pelo meio, descobri também o quanto a diferença do sinal de rede tem impacto na autonomia.


Carregadores wireless vs cabo USB

Comecemos pelo tempo de carregamento. Para manter a igualdade das circunstâncias - e também aquela que será a mais frequente para a maioria das pessoas - optei por usar uma porta USB de um computador em vez de um carregador com maior potência. A única diferença é que num caso o Nexus 5 foi pousado num carregador wireless Qi (sim, dos "baratos"), no outro liguei-o directamente ao cabo USB - usando o mesmo cabo e a mesma porta USB que tinha sido usada com o carregador.


Como se pode ver, o tempo de carregamento entre um caso e outro é praticamente inexistente, sendo ligeiramente mais lento no caso do wireless (o gráfico de cima), mas tendo também partido de um ponto mais baixo. Para todos os efeitos práticos, quando se usa uma porta USB, não há qualquer diferença entre ligar um cabo ou optar pelo carregamento sem fios - e com isto espero ter dissipado as dúvidas dos que estivessem preocupados com esta questão.

(Faltará fazer mais uns testes para ver o impacto de um carregador com maior potência, e ver quais as diferenças relativas ao mesmo carregador usando através do "sem fios".)


O impacto da rede na autonomia

Como nestes dias prestei mais atenção ao gráfico da autonomia, comprovei também algo que já sabia empiricamente mas que nunca me tinha dado ao trabalho de analisar mais cuidadosamente... e o que descobri é "assustador".

Já tinha reparado que por vezes a autonomia de um equipamento também poderia dar para vários dias, como noutros casos mal se aguentava um dia. É certo que o tipo de utilização que se faz será um dos factores predominantes nessa variação; mas outro dos factores que tem bastante peso poderá passar despercebido a muitas pessoas: a força do sinal da rede do telemóvel.



Neste gráfico vemos isso bem expresso, com um Nexus 5 que permaneceu "intocado", e onde a única diferença foi a mudança de local de um sítio onde a rede era captada com sinal máximo, para outro local onde a rede ficava com o sinal no mínimo. O declive de descarga não deixa margens para dúvidas, e demonstra como a força do sinal poderá fazer com que um equipamento que duraria vários dias em standby  possa ficar reduzido a apenas um... sem que isso seja culpa de apps ou serviços.

... Portanto, se passam os vossos dias em locais com pouca rede, já ficam a saber porque motivo os vossos smartphones têm uma autonomia mais reduzida que a de outros colegas que tenham a sorte de passar os dias com a "rede no máximo".

Actualização: já fizemos novo teste para comprovar o impacto da força do sinal da rede na autonomia.

7 comentários:

  1. Outro fator que também influencia muito o consumo da bateria é o fraco sinal de wifi... Após ter sido obrigado a mudar o meu router de sitio, comecei a ter sinal wifi muito fraco no meu quarto e desde esse dia que se não desligar o wifi antes de ir dormir acordo com o meu smartphone desligado por falta de bateria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes sempre activa a opção para desligar o Wifi sempre que o telefone estiver em standby. Eu consigo desta maneira ter os dados quase sempre desligados quando mantenho a minha rotina diária para além de obviamente poupar bateria.

      Assim evito downloads durante a noite, e gastos de bateria desnecessários.
      Apenas tenho o Wifi sempre ligado quando tenho o telefone em carga.

      Eliminar
    2. Usas alguma app especifica?

      Eliminar
    3. Não, basta ires as opções do Wifi e activares a opção.

      Como na maior parte dos locais que frequento habitualmente possuem Wifi, basta-me pegar no telefone e ele liga-se automaticamente. Passado pouco tempo após entrar em sleep, o wifi desliga-se.

      Se por ventura precisar de aceder a net/consultar o e-mail na rua, ligo os dados e está o caso resolvido. Poupo na net e na bateria sem ter de ligar/desligar seja o que for.

      Eliminar
  2. Tem sempre o llama para desligar o wifi/3g de noite ou quando saem de casa. É muito boa aplicação http://www.appsdoandroid.com/2012/05/llama-controla-o-teu-android.html

    ResponderEliminar
  3. Tudo que diga respeito a "aumento de potencia" seja pela falta de rede, aumento luminosidade do ecra ao sol, etc etc, .... aumenta o consumo de energia e por conseguinte, menos bateria ou mais tempo para o carregamento. Eu por exemplo tenho por hábito ter o telemovel em 2G (e tenho um Note 3 4G...), Wifi / BT desligados (agora BT 4.0 ligado devido ao Samsung Gear), e em modo de poupanca. Quando preciso de velocidade ligo tudo, mas só quando mesmo necessario. NOTA: sendo da area da saude, NAO recomendo (ainda que nao haja estudos cientificos concretos) radiacoes 24/24h, daí que recomendo *sempre* "airplane mode" e desligar os routers WIFI pela noite: menos radiacao, menos energia gasta, mais saude, mais dinheiro ao final do ano. NADA HAVER: alguem conhece alguma app do género "se-isto-entao-faz-aquilo"??? (do tipo, se forem xx:xx horas liga isto, ou faz aquilo; se por X minutos nao receber uma SMS/Mail, faz isto...; se eu nao utilizar a net por X minutos desliga o 3G e liga só o 2G, etc etc)

    ResponderEliminar