2013/12/21

Google começa a exigir extensões simples para o Chrome


O sistema de extensões para o Chrome é altamente versátil e permite que os developers façam praticamente tudo o que lhes apetecer fazer. Mas em breve isso vai mudar: o Google decidiu relembrar as intenções que tinha para este sistema... e isso vai certamente causar problemas a alguns developers.


Diz-nos o Google que o conceito por trás das extensões é a de permitir a realização de acções adicionais simples, e que isso tem sido posto em causa por extensões demasiado complexas que oferecem inúmeras funcionalidades, contrariando o interface minimalista do Chrome, e por vezes prejudicando drasticamente o próprio desempenho do browser. Esta política de maior controlo sobre o conteúdo e apresentação das extensões começará a ser aplicada em Junho de 2014, dando por isso meio ano para que os developers que tenham extensões "multi-usos" se adaptem a estas novas regras.

Embora compreenda a posição do Google de querer que o seu Chrome permaneça fiel às suas origens, parece-me um mau pressuposto começar a limitar aquilo que os developers podem ou não fazer usando as ferramentas disponibilizadas para criação de extensões. Hoje são as extensões que o Google considerar demasiado "complicadas"; quem nos diz que amanhã não começarão a ser aquelas que têm comportamentos que o Google também considera indesejáveis (como ad blockers)?

Pessoalmente, penso que esta questão me vai passar ao lado, já que todas as extensões que uso são daquelas que apresentam um único icon na barra de extensões, e têm propósitos simples bem definidos. Vamos lá ver o que acontecerá quando conhecemos as primeiras "vítimas" desta regra que impedirá a criação de extensões multi-usos.

5 comentários:

  1. Já agora, Carlos:
    há tempos comentei contigo que o AadM demorava um pouco a carregar e que isso me parecia ser dos botões de partilha social. A semana passada, sem querer, descobri que o AdBlock Plus tem uma opção para fazer desaparecer esses botões dos sites. Ativei-a e a verdade é que agora o AadM já não vai carregando lentamente no meu Chrome (com Core i3) - simplesmente aparece. De igual modo notei um incremento na velocidade de carregamento de outros sites.
    Como esses botões de partilha são uma redundância para quem usa extensões de partilha social no Chrome, resta-me esperar que o AdBlock não seja... bloqueado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No entanto o ADP apresenta 5 bloqueios nesta página! Entre eles Facebook, Twitter e Google+.
      Já vi algumas janelas de "browser" com, quaze, aquele exagero de "toolbars" como ilustrado no artigo... O IE é uma maravilha para isso!

      Eliminar
  2. Cum caraças a navegação web do tipo que fez o screenshots era instalar extensões ;)

    Pessoalmente acho que isto não passa de bom senso e saber o que faz falta e o que esta a encher. Adaptado a cada um claro.

    ResponderEliminar
  3. se bloquearem o ad-block existem tão mais browsers....

    ResponderEliminar
  4. Realmente o que você faz sentido, mas não adianta nada, mesmo que o Google tirasse a extensão ad-block, você iria continuar a usar o google. O google acabou com o Google Reader e nós continuamos a usar tudo do Google. Nâo podemos mais ficar sem as facilidade do Google.

    ResponderEliminar