2014/02/16

Google obrigado a mostrar sites concorrentes nos resultados

Quando uma empresa atinge uma posição dominante no mercado, torna-se difícil aos seus concorrentes terem qualquer hipótese de competirem com eles. No caso do Google, a UE quer que o Google passe a apresentar links para sites alternativos - sob pena de obrigarem o Google a pagar uma multa "bilionária" - e o Google já nos mostra como isso irá funcionar.

Embora possa perceber os motivos para tal, não deixo de achar caricato quando uma empresa é obrigada a fazer este tipo de coisa (tal como no caso da Microsoft quando foi obrigada a adicionar um menu com uma selecção alternativa de browsers no Windows). Mas pronto, há que assumir que isto é para o benefício do mercado e dos utilizadores - embora nem sempre me pareça que isso seja conseguido: veja-se o caso da estupidez da "lei dos cookies" que agora faz com que quase todos os sites tenham que apresentar um aviso que 99.999% dos utilizadores simplesmente ignora e descarta sem sequer ler o que lá aparece.

Neste caso da apresentação de resultados em sites concorrentes, suspeito que algo idêntico se poderá passar. Imaginemos que os sites concorrentes apresentam consistentemente "piores negócios" que os que são destacados pelo Google... não irá isso fazer com que a maioria dos utilizadores passe a ignorar de forma ainda mais marcada esses sites, dando ainda mais valor aos que são "do Google"?

Vamos lá ver no que isto resulta....

2 comentários:

  1. Curioso que ninguém perguntou aos utilizadores do google se estavam interessados neste serviço. Não haverá maneira de desligar estas funcionalidades?

    ResponderEliminar