2014/02/21
Novas Nvidia Titan Black e GTX 750 Maxwell
A luta pela superioridade gráfica (e de processamento) nos GPUs tem sido feroz entre a Nvidia e a AMD, depois da série Kepler, que nos trouxe placas como a Nvidia TITAN, a Nvidia avança para a próxima geração de GPUs... e começa a fazê-lo com as placas de linha mais económica.
Depois do Kepler temos os GPUs com arquitectura Maxwell, que prometem um aumento 35% por cada núcleo de processamento - e mais importante ainda - o dobro da eficiência energética. Um GPU que anteriormente gastasse 200W poderá agora oferecer o mesmo desempenho gastando metade da energia (algo que será bastante apreciado em sistemas com múltiplos GPUs).
Para colocar as coisas em perspectiva, um sistema que usasse uma Nvidia GT 640 gastaria 65W e permitira obter 22fps no Call of Duty Ghosts em Full HD; com uma nova GTX 750 Ti, o sistema gastará apenas 60W e mais que duplica o desempenho para 51fps.
Estas novas GTX 750 e 750 Ti vão custar entre $119 e $149 dólares, tornando-se assim numa opção bastante interessante para quem ter acesso aos mais recentes jogos sem gastar muito dinheiro. (Como curiosidade, ambas as placas suportam a tecnologia G-Sync de framerate variável... mas seria simpático que isso passasse a ser um standard universal para que todos os fabricantes de monitores e televisores o adoptassem - em vez de andarmos com sistemas proprietários que atrasarão tudo).
... Mas se o dinheiro não for problema, temos também uma nova edição da Nvidia Titan.
A Nvidia Titan Black corrige as "falhas" que a Titan tinha face à mais recente Nvidia GTX 780, passando a desbloquear todos os 2880 stream processors e um acesso aos 6GB de memória GDDR5 a 7GHz (na Titan normal tínhamos apenas 2688 processadores e memória a 6GHz). O preço mantém-se inalterado face ao da Titan original... ou seja, uns módicos $999.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)