Este artigo é dedicado a todos os que são fãs da música em altos decibéis e que não resistem a ter um (ou mais) subwoofers no carro que fazem estremecer a vizinhança toda assim que se aproximam. Só que, lamento informar-vos que este sistema de som que vos trago hoje não só não dá música, como arruinaria permanentemente a audição de qualquer pessoa que se aventurasse a ouvi-lo de perto. Refiro-me à Large European Acoustic Facility - a sala de som onde a ESA faz os testes aos satélites antes de embarcarem na sua viagem para o espaço.
O lançamento num foguetão coloca a carga sob fortes vibrações o stress, e esta sala é capaz de recriar a pressão sonora de um lançamento para garantir que os satélites são capazes de resistir. Estamos a falar de sons que superam os 154dB, dos níveis sonoros mais elevados alguma vez gerados artificialmente, e que só é superado por eventos cataclísmicos ou bombas de mega-toneladas. (Para referência, um avião a jato pode atingir os 140dB - que sendo uma escala logarítmica, nos revela que estes sons têm mais do dobro desse volume!)
Não será por acaso que existem sistemas de segurança que impedem que estas "colunas" (alimentadas a azoto) de funcionar caso a porta da câmara de testes não esteja devidamente fechada e selada.
... E quanto a mim, só sei que seria impossível terminar este post sem aqui colocar a cena que imediatamente me vem à memória ao falar deste tema e ver esta imagem da "coluna"... :)
Esta cena do Back to the Future é imortal :P
ResponderEliminar