2014/03/17

Apps anónimas revelam a "maldade social"?


Uma das últimas vagas a chegar às "app stores" são as apps que permitem a criação de redes sociais "anónimas" (e coloco-o entre aspas pois na verdade o mesmo pode acontecer com qualquer outra rede social, onde o nome que nos é apresentado pode não passar de um nome inventado e de uma pessoa que não é realmente quem diz ser). Mas estas apps (como o Whisper e Secret) facilitam essa interacção sob o manto do anonimato, e parecem estar a mostrar o que de pior existe na sociedade.


No caso da app secret, a coisa já chegou ao ponto da própria app pedir aos utilizadores para não difamarem outras pessoas. É que, invariavelmente, qualquer conversa ou tópico rapidamente cai para níveis pouco próprios de qualquer discussão que se pudesse esperar manter civilizada, e os insultos passam a tomar conta da narrativa - quer sejam merecidos... ou não.

Será uma velha questão filosófica, sobre se a humanidade será implicitamente boa, ou má, ou se apenas se comporta bem quando sabe que está a ser vigiada, e/ou que coisas seria capaz de cometer se soubesse que permaneceriam em segredo. É também lógico assumir que o tipo de utilizadores que recorre a este tipo de apps poderá, logo à partida, ser mais propenso para o tipo de comentários abusivos que por lá se encontram - e que num qualquer outro local onde fossem mais facilmente identificados teriam um comportamento completamente diferente e bem mais "social".

Afinal, o manto do anonimato é sempre algo que dá azo a que se digam coisas que - por um lado poderão ser mais sinceras; mas por outro lado poderão ser meramente mesquinhas e ditas como forma de ventilar as suas próprias frustrações.

Se dão uso a este tipo de apps, que tal tem sido a vossa experiência?

1 comentário:

  1. Eu acho que as pessoas hoje em dia não sabem lidar com o anonimato, nem sabem ser anónimas. A net na era pré-facebook era praticamente anónima, e nunca houve casos assim.
    O problema é que as pessoas na net tornaram-se alvos demasiado fáceis, porque publicam tudo sobre elas próprias sem pensar. Quando aparecem serviços anónimos destes, apenas mostram as fragilidades de não ter privacidade.

    ResponderEliminar