Depois de termos ficado a conhecer os novos GPUs para desktop que a Nvidia pretende trazer-nos a seguir à actual geração e que prometem uma nova era na potência da computação, ficamos também a conhecer os seus planos para o segmento mobile... e as coisas não são menos inspiradores. Fiquem a conhecer o Jetson TK1 e o futuro Erista.
O Jetson TK1 é um kit de desenvolvimento que usa um Tegra K1 para disponibilizar a potência de um "super-computador" em formato super compacto. Com uma potência de 326 Gflops, a Nvidia espera que este super-computador mobile venha a ser adoptado em projectos como os de veículos autónomos, mapeamento e processamento 3D, etc. Com um preço de $192 dólares acaba por ser uma "pechincha".
Mas para 2015 a Nvidia prepara algo ainda melhor: o Erista será o sucessor do K1 no segmento mobile e oferecerá um desempenho ainda superior - embora não entre em detalhe sobre valores concretos. (E talvez seja o melhor, uma vez que o K1 só começará a chegar ao mercado na segunda metade do ano).
O que se espera é que com o Erista, os equipamentos mobile passem a ter a capacidade para levar a simulação de física a um nível mais realista do que nunca, fazendo com que coisas como as que são demonstradas no vídeo que se segue passem a estar disponíveis também em smartphones e tablets, em vez de se limitarem aos GPUs "desktop".
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)