2014/03/13
O Google Glass ao serviço da medicina
Temos visto inúmeros exemplos de como a tecnologia "mãos livres" proporcionada por equipamentos como o Google Glass tem um enorme potencial para revolucionar a forma como se fazem as coisas. Se já passamos por exemplos que nos mostram como um mecânico pode usar um sistema de realidade aumentada para fazer a manutenção de um automóvel, apresentando-lhe as instruções sobrepostas no seu campo visual, agora temos um exemplo que nos mostra como o mesmo se pode aplicar à saúde humana.
Em Boston, um hospital não quer deixar de explorar estas novas tecnologias e criou um sistema que permite que os médicos possam rapidamente ter acesso à informação dos pacientes simplesmente olhando para um código identificativo com os Google Glass. É um sistema que se torna de particular utilidade para situações de emergência, onde o histórico clínico do paciente pode rapidamente surgir à frente dos olhos do médico, alertando-o para potenciais situações de risco (alergias, medicamentos que o paciente esteja a tomar, etc) e que desta forma evita as tradicionais formas de conseguir essa informação (pegando num tablet, ou indo espreitar a um terminal de computador).
É apenas mais um dos muitos exemplos que mostra que estamos prestes a assistir a uma nova revolução tecnológica - no sentido em que passaremos a ter a tecnologia continuamente disponível e em frente aos nossos olhos sem que isso implique ir com um smartphone ou tablet nas mãos e de cabeça baixada a olhar para eles.
... Agora é só uma questão de tempo até que os equipamentos que tornem isto possível (como o Glass) cheguem ao mercado a preços aceitáveis, e que a tecnologia evolua ao ponto de permitir a sua utilização sem estarmos continuamente com receio de que a bateria se irá acabar "daqui a pouco".
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)