2014/03/05

Samsung deixa de "acelerar" resultados nos Benchmarks


A Samsung pode até ter defendido publicamente que os modos "turbo" que utilizava nos seus equipamentos quando detectava a execução dos mais populares programas de benchmark em Android se destinavam a dar uma melhor ideia da potência do seu hardware, mas agora parece ficar demonstrado que afinal... eram os clientes que tinham razão.



Tentar adulterar os resultados nos benchmarks de forma a se superiorizar à concorrência é uma prática que existe há muito; mas isso não quer dizer que esteja correcta ou seja aceitável - por muitas desculpas que se tentem arranjar para o justificar. Felizmente, no caso da Samsung, com a actualização para o Android 4.4 isso deixa de ser um problema, pois o código especial de detecção dos benchmarks e aceleração dos CPUs para a velocidade máxima parecem ter sido removidos.

Isto em nada afectará a utilização normal dos smartphones e tablets Samsung pelos utilizadores, sendo que se trata apenas de uma questão de transparência e respeito pelos utilizadores finais. De pouco servirá obter resultados mirabolantes nos benchmarks se depois no dia a dia os utilizadores se depararem com pausas e engasganços (não que seja o caso nos equipamentos mais recentes); mas tão pouco será justo para quem produzir equipamentos realmente mais velozes, que depois ficam atrás nos benchmarks devido a um modo especial de funcionamento que não está acessível aos utilizadores ao executarem qualquer outra app.

Esperemos que este passo da Samsung sirva de exemplo para que as restantes marcas que recorrem a técnicas idênticas também se deixem deste tipo de coisas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)