2014/04/16

iFixIt abre o Project Tango e revela os seus segredos


Poucos têm sido os smartphones que nos são apresentados com alguma característica realmente inovadora e que os faça escapar a serem "mais do mesmo". Uma dessas excepções é o Project Tango do Google, que embora ainda não tenha qualquer data prevista de comercialização se destaca por integrar uma câmara 3D ao estilo Kinect.

O site iFixIt já teve a oportunidade para abrir um destes Tango, e para além de nos dar a conhecer que este smartphone é bastante fácil de abrir e reparar (e que contém coisas como três portas USB: uma micro, uma mini, e uma USB 3.0) permite-nos também ficar a conhecer um pouco mais sobre o seu sistema de visão 3D.


Este smartphone utiliza um Snapdragon 800, mas a parte que realmente o separa de todos os outros é o seu sistema de câmaras 3D. Na parte traseira o Tango tem uma câmara grande angular (de 180º) para fazer motion tracking e uma câmara de 4MP para captar imagens e informação 3D. Essa informação é inferida a partir de um padrão de pontos infra-vermelhos que é projectado - à semelhança do que acontecia com a primeira geração do Kinect (a segunda versão já dispensa esse método, recorrendo a uma câmara mais avançada "time-of-flight").

Mesmo recorrendo a uma bateria de 3000mAh, não sei até que ponto este projector não se encarregará de rapidamente esgotar a bateria... embora se tenha que ter consciência que se trata, para todos os efeitos, de um protótipo e não de um modelo destinado à comercialização em larga escala.

Vamos lá ver quando é que esta tecnologia chegará aos smartphones e eventualmente a wearables como os Google Glass, permitindo captar tudo o que nos rodeia em verdadeiro 3D.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)