2014/04/28
PiPhone - um Raspberry Pi transformado em smartphone
Não será o mais bonito ou prático smartphone da actualidade, mas para quem gosta de fazer as coisas por brincadeira (e forma de aprender) este projecto que cria um smartphone a partir de um Raspberry Pi torna-se num exemplo inspirador.
Este PiPhone foi criado por David Hunt e tem a vantagem de apenas utilizar peças e módulos que podem ser facilmente comprados por qualquer pessoa. Os módulos principais, para além do Raspberry Pi, são um ecrã com touchscreen PiTFT da Adafruit, um módulo GSM/GPRS Sim900 e uma bateria de 2500mAh, num total que se fica pelos $158 dólares.
Juntando-se um pequeno software que envia comandos AT para o módulo GSM, transformamos o conjunto num versátil telemóvel/smartphone com a capacidade de fazer... o que se quiser - o que não inclui fazer chamadas gratuitas, uma vez que necessitarão de usar um cartão SIM (mas poderão usar um cartão sem mensalidade para brincarem com ele sem se preocuparem com os custos acrescidos).
Agora é só explorarem todas as possibilidades que isto vos dá: como por exemplo, transformar isto num sistema de monitorização e vigilância para o vosso automóvel, capaz de vos fazer uma chamada caso alguém o tente roubar (e até enviar imagens, se usarem um módulo de câmara), ou as mil e uma outras coisas de que se possam imaginar.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O meu chefe fez de um telefone velho de impulsos um telemóvel com um arduino acho eu :)
ResponderEliminar