2014/04/03

Actualização do Windows 8.1 chega a 8 de Abril


Estamos a menos de uma semana da chegada da aguardada actualização para o Windows 8.1. Uma actualização que vem dar resposta a muitas das críticas que os utilizadores habituados a uma década de Windows têm feito ao Windows 8 e ao seu interface "metro".

As alterações que a MS fez no Windows 8.1 não são revolucionárias - muitas delas sendo até bastante subtis - mas são suficientes para fazer com que os utilizadores "tradicionais" se sintam mais confortáveis a mexer num Windows 8 sem que tenham vontade de imediatamente regressar ao Windows 7.




Aliás, muitas dessas alterações destinam-se precisamente a quem utiliza o sistema com um rato, apresentando coisas como um menu de contexto ao clicar com o botão direito nas Live Tiles ou o pequeno atraso para aparecerem as opções quando se leva o ponteiro do rato aos cantos do ecrã. De forma a melhor ambientar os utilizadores, as apps metro passam também a ter uma barra de título em cima (que se auto-esconde), indicando que na prática são apps maximizadas (e que agora também podem ficar na tray bar no desktop clássico).


Outras novidades: o Windows passa a ser gratuito para equipamentos com ecrãs inferiores a 9" (uma forma de competir com Androids e Chrome OS; e a MS relembra que os developers têm a vida simplificada para a sua plataforma, com apps universais que podem ser executadas nos smartphone, tablets, PCs, e até na Xbox - uma aposta que finalmente vem relembrar que é vantajoso optar por uma plataforma onde se possa comprar uma app uma única vez e usá-la em todo o lado, em vez de a comprar repetidamente para cada um dos equipamentos que se tem.


Infelizmente, a maior novidade que se esperava foi apenas mostrada em jeito de "abrir o apetite".


A MS mostrou-nos como poderia ser um Start Menu no Windows 8.1, misturando o star menu do Windows 7 com os Live Tiles do Windows 8. Mas infelizmente é algo que não chega com a actualização do Windows 8.1 que ficará disponível já no próximo dia 8 de Abril. Eventualmente poderá ser algo que a MS disponibilize numa futura actualização, mas não ficou garantido que assim seja. Por mim, bem que poderia disponibilizar isto como download opcional para quem quisesse... Eu bem que queria, e passava já a utilizar o Windows 8 como sistema principal em vez de me manter (por agora) no Windows 7.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Algumas das actualizações subtis, vão de facto melhorar a usabilidade,
    mas como utilizador a minha adaptação ao windwos 8 foi muito simples e rapida, não sinto minima falta do start menu, chegando até a usar mais os tiles, do que usava o start menu no window 7. As metro apps.. confesso não são práticas e não uso nenhuma ou praticamente nenhuma, ai deveriam existri alguns melhoramentos

    ResponderEliminar
  3. "Outras novidades: o Windows passa a ser gratuito para equipamentos com ecrãs inferiores a 9" " como se instala então o Windows sendo gratuito?

    ResponderEliminar
  4. Eu fico confuso é com o nome. Não devia ser windows 8.2 ?

    ResponderEliminar
  5. Eu uso o Windows 8 porque em 2012 ele já vinha instalado quando comprei o meu portátil e confesso que foi com olhar desconfiado que interagi nos primeiros dias com este sistema.

    No entanto, hoje e já ambientado ao sistema, não mais aceitaria retornar a um Windows 7, por todas e mais algumas razões.
    Para mim, a plataforma Windows está cada vez mais perfeita(Windows 8 e WindowsPhone 8).

    Carlos... porque não usar o Classic Shell, ou outras alternativas(que já aqui foram muitas vezes faladas), se a resistência à mudança se deve apenas à ausência do Start Menu ao estilo "d'antigamente"?.... :)

    Uso o Classic Shell, desde que me "passei dos carretos", isto nos primeiros dias de uso do Windows 8. Desde aí tudo ficou perfeito e tornou-se muito raro utilizar a interface metro seja para o que for... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que há alternativas... mas há coisas que eu prefiro deixar que fiquem a cargo do sistema "original", e o interface e seus derivados são uma delas. :)

      Eliminar