2014/05/16

Sony RX100M3 vem com EVF retráctil

Desde a primeira RX100 que a Sony tem mostrado que é possível combinar-se a elevada qualidade de imagem, mesmo em situações de pouca luminosidade, num corpo compacto que podemos transportar para todo o lado sem grandes transtornos. Agora com a nova RX100M3, estamos perante um versão evolutiva da bem apreciada RX100M2 que nos foi apresentada o ano passado.


A nova RX100M3 mantém o mesmo sensor de 20.9MP, mas conta agora com um processador de imagem mais rápido - o mesmo Bionz X que é usado nas A7 e A7r. A lente desce na capacidade de zoom máximo (de 100mm para "apenas" 70mm), nas ganha no extremo oposto, passando de 28mm para 24mm (com f/1.8 a f/2.8 ao longo da gama). O ecrã traseiro pode rodar 180º para facilitar as selfies ou fotos em grupo tiradas com o temporizador; mas mais impressionante é ver que a Sony conseguiu enfiar um visor electrónico retráctil nesta câmara (EVF de 1.4 milhões de pixeis) que aparece e desaparece como que por magia no seu corpo compacto.


A Sony também refere melhorias no sistema de focagem, capaz de manter focado um objecto em movimento de forma contínua; gravação de vídeo de alta qualidade (50Mbps) capaz de captar cenas com bastante movimento com compressão mínima; exibição das partes com exposição excessiva da imagem; entre outras.

A RX100M3 chegará em Junho e tem um preço $799.99 dólares. Se é certo que por este valor já poderemos encontrar DSLRs interessantes, dificilmente poderão ser colocadas num bolso como acontece com esta pequena maravilha.


2 comentários:

  1. Eu sou um dos que tinha uma dSLR e vendi: a nível qualitativo as dSLR de 350-1000 euros não apresentam resultados significativamente superiores a estas high-end. semi compactas, e a vantagem mostra-se mesmo só em ISO altos acima de 6400, e na possibilidade de trocar de lentes. Eu que viajo regularmente via na minha dSLR um "trambolho" cujo rendimento não justificava o empecilho. Comprei uma olympus idêntica a esta por 350€ com comandos manuais, HDR, objectiva f1.8, etc e estou mais que satisfeito.

    Esta Sony é topo e já a versão II era a campeã do segmento. Esta III com vídeo de bitrate bluray (50Mbit) e com o EVR (na minha opinião desnecessário) ainda melhorou mais a coisa.

    Falta é saber se apesar do sensor ser o mesmo, se melhorou a qualidade em high iso que era o calcanhar de Aquiles do modelo anterior. 20MP num sensor deste tamanho não fazem milagres...

    ResponderEliminar
  2. A RX100 Mk1, que se não me engano já é de 2012, ainda bate aos pontos a esmagadora maioria das compactas actuais. E isso nota-se bem nos elevados preços que pedem por elas no mercado de usados. Esta série da Sony é de facto fantástica, e isso deve-se sobretudo ao sensor de 1", que não tem nada que ver com os sensores minúsculos da esmagadora maioria das compactas que por aí se vendem.
    Se estivermos a falar de fotografar paisagem diurna bem iluminada, há montes de alternativas mais baratas com qualidade muito similar. No limite, até os smartphones se safam bem. Mas se o objectivo for obter boa qualidade em situações de pouca luz, fotos indoor, etc, sem ter que andar com uma DSLR atrás, então estas RX100 são uma excelente proposta.

    ResponderEliminar