2014/05/17

Unity a caminho da web via WebGL


A criação de programas e jogos é actualmente uma dor de cabeça. Quem quiser chegar a todas as pessoas tem que considerar cerca de uma dezena (ou mais) de diferentes plataformas: começando pelo Windows, OS X, Linux, e passando por outras como iOS, Android, as diferentes PlayStations, Xbox e Nintendos, e sabe-se lá que mais. Pelo menos para os jogos, o Unity quer tornar-se numa ferramenta universal... usando a web.

Quem recorre ao Unity já podia criar programas e jogos que corressem num browser usando um plugin, mas agora começa a ser possível fazer-se o mesmo usando apenas tecnologias web standard como o Javascript e WebGL. A ideia é que quem usar este motor gráfico poderá no futuro, e sem grandes dificuldades criar projectos que poderão ser executados universalmente por qualquer browser moderno.

Por agora a coisa ainda está muito no início (esta funcionalidade vai estar disponível como versão "alpha" no Unity 5) e sujeita a muitas limitações, mas podemos ver desde já um pouco daquilo que se torna possível, como uma versão web do popular Dead Trigger 2 (funciona no Firefox e no Chrome 35 beta, pois o Chrome 34 tem um bug que impede que o jogo funcione), ou o AngryBots (este podem correr mesmo no vosso Chrome actual).

Embora o desempenho ainda não esteja ao nível do que é possível obter-se com o plugin do Unity, no futuro essa diferença irá tornar-se cada vez mais diminuta, até chegarmos ao ponto em que se tornará comum correr qualquer jogo ou programa a partir do browser, tal como se visita uma página web.

1 comentário:

  1. nice,espero que cheguemos ao ponto de "programar uma vez" e jogar em todas as plataformas

    ResponderEliminar