2014/06/29

Caligrafia para inspirar


Numa altura em que cada vez mais pessoas passam os seus dias a escrever num teclado ou a pressionar um teclado virtual num smartphone ou tablet, torna-se por vezes estranho voltar a ter que escrever "em papel" (pelo menos, a mim acontece-me frequentemente, quando tenho que pegar numa caneta). Mas há verdadeiros mestres da escrita que nos relembram que a arte de escrever... é algo que merece ser apreciado.

Eu sempre senti um fascínio especial por aquelas letras cuidadosamente desenhadas dos livros manuscritos; e isso talvez se possa dever - em parte - ao facto de ainda ter tido uma professora primária que de vez em quando lá nos maravilhava a mostrar como se escreviam diversos tipos de letras nestes estilos "artísticos". Infelizmente, nem todas essas demonstrações me serviram de muito, já que o meu tipo de letra escrita continuou a ser bastante básico (e arrisco-me a dizer que até terá piorado ao longo dos anos... :)

Mas isso não me impede de apreciar quem o sabe fazer, como podemos ver neste vídeo que se segue, em que vemos múltiplos estilos de escrita (e em diversas tintas) usando uma caneta Namiki Falcon modificada por John Mottishaw.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)