2014/06/10

Google aposta no Docker para a computação distribuída


A maioria das pessoas que visita um site como o Google ou o Facebook não faz sequer ideia de toda a "maquinaria" que estas empresas têm nos bastidores, e que permitem que essas páginas apareçam nos ecrãs dos utilizadores em poucos instantes... para milhões de pessoas em simultâneo. O Google quer agora ajudar a que todos tenham acesso simplificado ao mesmo tipo de sistemas que utiliza, apoiando o Docker.

Vivemos num mundo bem diferente do que era o paradigma da computação de há algumas décadas. Em tempos, a aposta era feita em máquinas únicas - servidores que ficavam cada vez mais potentes para dar resposta às necessidades crescentes. Só que as necessidades iam subindo de forma mais rápida do que as máquinas iam aumentando de potência, e empresas como o Google em breve mudavam o sistema optando por maior quantidade de máquinas menos potentes (mas mais económicas), e em breve fazendo da eficiência um factor mais importante do que apenas a potência ou o custo de forma indiferenciada.

O problema é que quando se passa de um computador para centenas ou milhares, mudam também todas as filosofias de trabalho. Como é que se faz com que um programa ou tarefa se espalhe por centenas de máquinas? Como se lidam com as eventuais falhas? Como se ligam e desligam máquinas em função das necessidades?

Este Docker é um projecto open-source que vem facilitar uma parte crítica de todo este processo, permitindo "encaixotar" as tarefas dentro de contentores independentes que podem depois ser executados pela quantidade de máquinas que forem necessárias, de forma standard e (teoricamente) compatível entre múltiplos sistemas. É precisamente o que empresas como o Google já fazem há muito, e portanto não é de admirar que sejam fortes apoiantes do Docker - que em poucos meses já se tornou numa das tecnologias mais "quentes" da internet.

Para a maioria dos utilizadores, o Docker continuará a ser algo com que dificilmente irão ter contacto directo; mas para aqueles que tiverem curiosidade em saber como as coisas funcionam "nos bastidores", podem ter a certeza que muitos dos serviços na "cloud" que usamos a cada dia, recorrem a este Docker como forma de distribuir o seu trabalho pela internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)