2014/06/25

Primeiros Nokia X não vão ter actualização para X2


Poderia pensar-se que a Microsoft tivesse aprendido a lição com o que se passou com os Windows Phone, em que os utilizadores que confiaram na plataforma e investiram na compra de um Windows Phone 7 foram depois "abandonados" com a notícia de que não receberiam uma actualização para o Windows 8. Agora, o caso repete-se, para os Nokia X.

A Microsoft revelou os seus Nokia X há poucos meses - sendo que alguns desses modelos nem sequer chegaram ao mercado. Com muitas pessoas a estarem ainda a interiorizar o facto da MS estar a apostar na plataforma Android, chega-nos agora a notícia que de novos Nokia X2 estão para chegar e - pior que tudo - que o seu sistema melhorado "Nokia X software platform 2.0" não estará disponível para os primeiros Nokia X (incluindo o Nokia X+ e Nokia XL)!

A Nokia defende-se dizendo que isto se deve aos upgrades de hardware que foram feitos no X2, mas isso não tem servido para acalmar os ânimos de quem comprou um Nokia X. Afinal, considerando que o novo sistema X se vai basear no Android 4.3 (o primeiro recorria ao  4.1.2) que podemos encontrar no mercado a funcionar em equipamentos com características idênticas - e inferiores - às dos Nokia X, essa explicação não parece ter grande fundamento (e quando muito, a Nokia podia optar já pelo Android 4.4, que se ficou na optimização de recursos de modo a funcionar com pouca memória).

Mesmo a ausência do Home Button, que não existia nos X e foi incluída no X2, poderia ser contornada de alguma forma, e não servirá para explicar esta opção que irá novamente deixar muitos utilizadores "pendurados" e com um sentimento que certamente não será esquecido da próxima vez que forem comprar um smartphone. Tal com anteriormente, a MS diz que estes primeiros utilizadores não serão esquecidos, e que mesmo sem acesso ao X 2.0, os primeiros modelos continuarão a receber actualizações e melhoramentos... mas isso é algo que não chega para disfarçar a questão principal.

Se este anúncio viesse um ano após o lançamento dos primeiros Nokia X, talvez fosse um pouco mais fácil de digerir (mesmo assim, esperar-se-ia que se mantivessem actualizações durante 18-24 meses, no mínimo). Mas surgindo menos de meio ano após o anúncio dos primeiros X... parece-me uma péssima opção que poderá colocar em causa toda a credibilidade e até o próprio futuro de todos a gama "X".

5 comentários:

  1. E eu a pensar que o X2 seria um bom negócio!!!
    Isto é tiros atrás de tiros nos pés, enfim, MS no seu melhor.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Acho que isto não é um tiro no pé: É um tiro no cliente! Mas no segmento móvel só é cliente da MicroSoft quem quer: À primeira quem quer cai, à segunda só cai quem QUER!!!

    ResponderEliminar
  4. Vindo de uma empresa que trata os clientes do tipo "se queres actualizações compra novo" isto não me admira nada.
    Será que ninguém se lembra dos nokia com symbian? A nokia praticamente não actualizava os equipamentos e quem quisesse as funcionalidades mais recentes que comprasse novo. Por existir inúmeras versões do sistema operativo isto fazia com que a nível de aplicações e experiência global do utilizador fosse uma desgraça e uma frustração.

    ResponderEliminar
  5. Tanto a MS como a Nokia sempre foram o exemplo de como NÃO tratar os clientes. São duas empresas que demoram muito a reagir, não ouvem o consumidor e primeiro que se convençam que vão pelo lado errado precisam perder milhões. Mesmo depois de verem as razões do sucesso de empresas como a Samsung e Apple, ainda não aprenderam o que o consumidor quer.

    Eu só de ouvir estas barbaridades de desculpas da MS da me logo vontade de não comprar mais nada dela. Sendo que até o meu Huawei X5 corre o 4.4.2, a MS dizer que não consegue compilar um para terminais capazes, até assusta ...

    ResponderEliminar