2014/06/23

Teclados com teclas em levitação magnética


Embora os teclados de computador pareçam todos iguais, já vimos que há teclados e teclados; e para breve parece que passaremos a contar ainda com um novo estilo de teclados que dá uso à levitação magnética para fazer flutuar as teclas.

Todos os teclados necessitam de um sistema que faça "levantar" as teclas depois de as pressionarmos. Nos teclados mecânicos temos actuadores individuais com pequenas molas; nos teclados mais comuns e económicos, esse efeito é conseguido graças a uma película de borracha. Com este novo sistema, os teclados poderão usar levitação magnética para manter as teclas no ar.

Já todos terão brincado com ímanes, e sentido a força repelente quando tentamos aproximar os mesmos pólos. É precisamente esse o efeito que será usado para manter as teclas no ar - com as vantagens a serem duplas: em primeiro lugar este sistema permite criar teclados bastante mais finos (o que se torna numa vantagem essencial para os fabricantes que procuram criar portáteis de espessura cada vez mais reduzida); e a segunda vantagem é que abre as portas para que esta força magnética possa ser controlada electricamente, o que potenciará que cada utilizador possa configurar a resistência das teclas do seu teclado ao seu gosto (eventualmente, até de forma diferenciada tecla a tecla).

Parece-me uma excelente ideia, venham de lá estes teclados magnéticos... mas depois não se esqueçam de não pousar um cartão com banda magnética em cima dele! :)

2 comentários:

  1. Parece que estou a ver a minha caixa de clips a mover-se em cima da secretaria em direcção ao teclado...

    ResponderEliminar
  2. Vai ser um fartote de perder teclas :)

    ResponderEliminar