2014/06/07
Um jogo FPS 3D em 256 linhas de Javascript
Numa altura em que alguns developers decidem que é boa ideia usar áudio não-comprimido nos jogos, fazendo com que ocupem mais de 40GB, hoje trago-vos mais um exemplo que demonstra o que se pode fazer com alguns poucos bytes de programação: um jogo FPS 3D feito em apenas 256 linhas de javascript.
Mais interessante que o jogo, que apenas pretende servir de exemplo, é o facto do seu criador nos explicar passo a passo tudo aquilo que é feito, incluindo o funcionamento do sistema de geração do cenário 3D usando ray-casting (um método simples e eficaz, e que tem a vantagem de ser imune ao tamanho do mapa que se quiser utilizar, pois só vai perder tempo a processar as coisas até ao objecto mais próximo ou distância máxima definida), assim como o da movimentação, colisão com as paredes, e até da técnica utilizada para gerar a chuva - com o resultado final a poder ser experimentado aqui.
Claro que hoje em dia há técnicas bem mais avançadas para gerar cenários 3D (sendo que o WebGL seria o candidato mais provável), mas para quem se quer aventurar no mundo da programação de jogos e quer saber como é que as coisas eram feitas noutros tempos... é sempre uma leitura interessante, e que é feita de forma bastante acessível para todos.
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