2014/07/06

Airbus patenteia aviões com cockpits virtuais


Os aviões vieram revolucionar a forma como podemos percorrer o mundo, mas no futuro poderão assumir um aspecto bem diferente daquele que têm hoje, isto se a Airbus vier a tornar realidade algumas das patentes que registou, e em que passa o cockpit para o porão de carga ou para a traseira do avião.

Embora estas patentes possam ser meramente "defensivas" para se salvaguardar contra o que os outros fabricantes possam fazer, vêm abordar uma questão que é bem real: de que o cockpit do avião fica num lugar privilegiado do avião, ocupando uma área que poderia ser usada para lugares "de luxo"; para além de que a existência de janelas nessa zona obriga a reforços estruturais que adicionam indesejado peso à fuselagem.

A proposta da Airbus é deslocar o cockpit para outras secções do avião, como o porão ou traseira, fornecendo aos pilotos uma visão panorâmica digital, recorrendo a câmaras e imagens computorizadas.

Na teoria, isto poderia ser até mais confortável para os pilotos, cujas reduzidas janelas não lhes permitem ver o que os rodeia (especialmente no solo) tão bem quanto seria desejável. Mas por outro lado... não há como contornar a questão: e se um qualquer problema a bordo fizesse com que este sistema deixasse de funcionar, deixando os pilotos "cegos"?

Para além de que, se estamos a falar de cockpits virtuais... então não haveria muita diferença se o cockpit nem estivesse localizado no avião, e o mesmo estivesse a ser controlado remotamente (como fazem os pilotos dos drones militares). Será que os passageiros estarão dispostos a isso?

2 comentários:

  1. Sabendo que mais de 75% da viagem é feita com piloto automático e muitas vezes os pilotos estão a dormir... Acho que nao há problema XD

    ResponderEliminar
  2. Em determinados aeroportos, a viagem e aterragem é toda feita automáticamente!
    Pois, mas o busílis da questão é mesmo aquela em que toca numa possivel avaria nos visores... e depois? não estamos a falar de um carro que se tivesse uma avaria dessa, certamente existira sistemas de travagem... e não passava do chão :D

    ResponderEliminar