2014/07/11
Bell Labs atinge 10Gbps em cabos de cobre
As velocidades que os velhinhos "fios telefónicos" parecem suportar parecem não conhecer limites, dos idos tempos em que velocidades de 56Kbaud pareciam o patamar superior, depressa se passou para os megabits... e agora para uns incríveis 10Gbps, obtidos pelos Bell Labs.
É certo que estes valores foram atingidos em laboratório e usando dois pares de cabos, mas mesmo assim - trata-se de um recorde mundial que novamente demonstra a capacidade humana de superar os limites do "impossível".
Recordo que há poucas décadas atrás, tínhamos modems que funcionavam à (nada) espantosa velocidade de 1200 e 2400bauds, e que depois quando surgiram modems de 14.4Kbaud e os "velocíssimos" Supra de 56K, todo o mundo ficou surpreendido ao ver as linhas telefónicas analógicas praticamente igualarem as velozes linhas digitais RDIS (de 64Kbits).
Para aqueles que não passaram por esta fase, digo apenas que com velocidades efectivas de 5-6 KB/s, a perspectiva de fazerem o download de um driver como o da Nvidia - que actualmente vai nos 230MB - seria coisa para demorar quase 12h(!). Um simples MP3 de 4MB demoraria mais de 12 minutos; e quanto a um filme ou jogo com vários gigabytes... bem, é melhor nem pensar.
Mas desde então os velhinhos cabos de cobre já demonstraram serem capazes de bem mais que isso. A tecnologia ADSL veio demonstrar que se podiam atingir velocidades de várias dezenas de megabits nestes cabos; abrindo o acesso a uma internet "de alta velocidade"; e tecnologias mais recentes como o VDSL e G.Fast têm empurrado estas velocidades para valores superiores: 150Mbps, 700Mbps, 1.25Gbps, 2Gbps... e agora estes 10Gbps.
Mesmo estas velocidades sendo conseguidas para distâncias cada vez menores, para muitas instalações poderá ser o suficiente para poupar milhões, usando-se a infraestrutura já existente das linhas telefónicas, para fazer a ligação de um bastidor de alta-velocidade na rua e a casa dos clientes - evitando a passagem de fibra óptica.
Será que daqui por mais alguns anos, estaremos a ver os velhinhos cabos telefónicos de cobre a permitir velocidades de 100Gbps? :)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)