2014/07/04

Como será o iPhone 6


Longe vão os tempos em que a Apple conseguia manter os seus projectos completamente em segredo, actualmente, nem ela está imune a fotos e informações que vão escapando das linhas de produção e revelando imagens de alegadas peças dos futuros iPhones 6. Agora, uma dupla de designers resolver compilar tudo aquilo que tem surgido para nos mostrar como poderão ser os novos iPhones.

Uma vez mais, não se vêm mudanças radicais de design, e os iPhones continuarão a manter o seu "ar de família" que tem perdurado desde o iPhone 4 (apenas com a mudança do botão de power, que passa do topo para a lateral direita). Só que agora o design de arestas direitas dá lugar a formas traseiras de cantos arredondados, ao estilo do iPod Touch - e quem tiver pegado num iPod Touch ao vivo, saberá que é um aparelho bem agradável de manusear, e incrivelmente fino. Portanto, parece-me lógico que a Apple pretenda alargar o conceito aos iPhones; especialmente tendo em conta que os iPhones irão crescer, e esse formato arredondado poderá ajudar a disfarçar um pouco a sua dimensão.


Mais curioso fico em saber de que forma a Apple irá abordar a questão dos modelos mais económicos - tendo ficado claro que o iPhone 5c não foi de encontro ao "iPhone económico" que o mercado pedia; e que os seus próprios relatórios revelam que a marca está consciente de que o segmento económico é o que tem maior potencial para crescimento.

Ou será que continuará a ignorar isso, centrando-se no segmento de topo, oferecendo os modelos mais antigos a preços (pouco) reduzidos, e deixando que seja o mercado dos usados a dar resposta a quem procura um iPhone mais barato?

2 comentários:

  1. Modelo económico, novo, "num" há :)

    Os anteriores efectivamente baixam de preço. Não baixam é tanto como os topos de gama Android. Acho até que é estratégia: - quem compra um iPhone novo sabe que vai poder vendê-lo por dinheiro que se veja e por isso aceita pagar um preço elevado.

    E isto é sempre assim: lucro = margem x volume de vendas.

    "Ah, mas em vez de terem uma margem alta, reduziam-na, vendiam mais e iam buscar mais dinheiro nas comissões do store e serviços". Pois, mas a Apple vai buscar o principal dos lucros à venda de hardware, por isso tem que estar focada na margem. Já a Google, que vai buscar a principal receita aos clicks/anúncios é que lhe interessa margens baixas e grandes volumes de vendas (à Samsung nem por isso e os outros fabricantes não têm possibilidades de escolha).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Onde se vê que a Apple domina onde conta (o dinheiro). "Prizemplos": na China, 27% dos smartphones custam mais de $500 dólares; desses, 80% são iPhones.

      Agora, que o iPhone 6 está a puxar as cotações para os máximos de 2012 está. Estão a
      $94, próximo dos $100 (eram $700, mas entretanto dividiram uma ação em 7)

      http://www.fool.com/investing/general/2014/07/04/apple-inc-dominates-where-it-counts.aspx

      Eliminar