2014/07/04

O que é o Ultra HD?


Lembram-se quando o "HD" era novidade e muitas marcas usavam livremente (e com a "criatividade" habitual) essa menção para iludirem os clientes - até finalmente acordarem em usar as designações "Full HD" e "HD Ready"? Agora a CEA quer evitar o mesmo tipo de situação, definindo concretamente o que deverá ter um ecrã que ostente o símbolo de Ultra HD.

Para que um televisor possa ser considerado Ultra HD terá que ter mais do que apenas a resolução "4K". A resolução mínima de 3840x2160 é um dos componentes indispensáveis (assim como um formato de 16:9 ou mais alargado) obviamente, mas vem acompanhado por outras exigências, como: a capacidade para fazer upscale de conteúdos Full HD para a resolução Ultra HD; descodificador HEVC; suporte para HDCP 2.2 (o sempre obtuso sistema de DRM que só chateia os utilizadores "legais"); e ter pelo menos uma entrada HDMI que suporte Ultra HD a 24, 30 e 60Hz.

Com estas especificações, espera-se que os primeiros compradores de televisores Ultra HD possam assim ficar com uma garantia de que os seus ecrãs não irão ficar obsoletos numa questão de meses, por não terem uma porta de entrada que suporte todos os formatos, ou que não poderá descodificar um stream codificado vindo de um qualquer leitor ou serviço (não que isso vá afectar aqueles que passam ao lado de tudo isto e vão desfrutando de conteúdos Ultra HD pirateados, indiferentes a todos os requisitos ou imposições).

Ainda me lembro de todos aqueles que compraram televisores e monitores Full HD, e depois não podiam ver conteúdos nessa resolução por não terem HDCP. Por outro lado, não deixa de ser positivo vermos televisores Ultra HD à venda em Portugal a menos de 600 euros!

5 comentários:

  1. Daqui a 4/5 anos já falamos no 8K.....No entanto por essa altura sic´s e tvi´s ainda devem estar a emitir em 4:3 com resolução sub-HD, e o canais a 720p a serem considerados como preemium pelas MEO´s e NOS´s.....Este país não avança mesmo, ainda para mais sendo os Portugueses considerados early adopters

    Next big thing

    ResponderEliminar
  2. Até nem te podes queixar muito. Fora a parte dos formatos, 720p é o que é usado lá por fora. Isso ou 1080i que é quase a mesma coisa: um full hd a fingir.
    Parece-me um exagero considerar que o país não avança. Fomos inovadores em algumas áreas ao nível de serviços de televisão.
    Se fores comparar com outros países até estamos muito bem posicionados a nivel de adopção e inovação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alex... bastará olhar para o nosso (triste) exemplo da TDT, e compará-la com a da vizinha Espanha. Podemos ser muito inovadores em muita coisa (Multibanco, Via Verde, tarifários pré-pagos, etc.) mas na TV não somos exemplo para ninguém.

      Eliminar
  3. o UltraHD e o 4K são a mesma coisa? tinha a breve impressão que não

    ResponderEliminar