2014/08/07

App proibida de "venda" de lugares de estacionamento passa a open-source


São cada vez mais os serviços que se popularizam graças à comodidade dos smartphones e que entram em conflito com as regulamentações existentes. São Francisco está em guerra aberta contra as apps de venda de lugares de estacionamento, e para uma delas a solução passou por se tornar open-source.


À semelhança do Monkey Parking, o Sweetch é uma app que permite que qualquer pessoa ceda o seu lugar de estacionamento a quem estiver disposto a pagar $5 por isso (e recebendo $4 por isso). É uma oportunidade de negócio que assenta numa base duvidosa, e que a cidade de São Francisco não está disposta a tolerar. A resposta do Sweetch não se fez esperar: passou a projecto open-source Freetch, permitindo fazer o mesmo de forma gratuita.

Não havendo a componente monetária (pelo menos, de forma oficialmente assumida), restará saber como é que as entidades irão lidar com esta nova versão - sendo que, de qualquer forma, será praticamente impossível controlar quem é que usa ou não uma app de partilha/troca de lugares de estacionamento; para além de que, sendo open-source, torna-se também impossível impedir que a mesma prolifere pela internet fora em mil e uma variações e derivadas.

Será está a melhor forma de lidar com as restrições legais ou a lentidão do "sistema" em reagir às novidades tecnológicas? Sempre que se estiver em risco de encerrar portas, passar o projecto a open-source e deixar que seja o "público" a demonstrar que quer um serviço deste género?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)