2014/08/07

Gmail facilita a saída das mailing lists


As mailing lists continuam a ser uma das formas mais eficientes de divulgar informação (e se discutirem assuntos), mas por vezes são usadas de forma abusiva para se enviar spam, ou somos incluídos em listas que não assinamos ou nas quais não temos qualquer interesse. Agora o Gmail passa a facilitar a saída dessas listas.

Há vários tipos de mailing lists (o que é uma mailing list?), umas destinadas apenas a divulgar informação, enviando um mesmo email para centenas ou milhares de assinantes; outras que permitem discutir assuntos, onde cada um dos membros pode enviar um email que será automaticamente enviado para todos os restantes membros.

Quase sempre, os emails pertencentes a mailing lists contêm um link no final que permite aos recipientes cancelarem a sua subscrição e deixarem de receber esses emails; mas a maioria dos utilizadores muitas vezes nem se apercebe desses links. Quando alguém recebe email que considera indesejado, muitas vezes acaba por ser mais prático e imediato marcar o email como spam do que cancelar a subscrição - e por isso mesmo o Gmail também sugere esse cancelamento quando alguém marca um destes emails como spam.

Mas agora, para evitar o recurso a essa técnica, o Gmail passa a apresentar um link para remoção da lista logo no topo do email, ao lado do endereço. Desta forma torna-se mais visível e imediata essa operação, sem que se tenha que usar indevidamente o "marcar como spam".


... Dito isto, relembro que a mailing list do Aberto até de Madrugada é muito bem frequentada (e também movimentada, mas isso resolverão facilmente com o uso do "mute" do Gmail para as threads que não vos interessarem), com a participação activa de muitas centenas de pessoas que fazem os possíveis por ajudar sempre que surgem dúvidas ou sejam necessárias opiniões sobre os mais variados temas.


1 comentário:

  1. Eu pelo menos já tenho esta funcionalidade há uns meses e se não me engano nem foi um dos extras dos "Labs"

    ResponderEliminar