2014/08/30

Cubo de LEDs RGB 16x16x16 All Spark Cube


Já vos tenho trazido vários projectos de cubos de LEDs (ainda recentemente mostramos como poderiam fazer um de 8x8x8) mas se acham que estão preparados para algo mais potente, nada como ter um exemplo para servir de inspiração, como este All Spark Cube de 16x16x16!

Este All Spark Cube é um cubo de LEDs RGB com 4096 LEDs (16x16x16) e que diz ser o maior da actualidade. É um projecto que foi criado pela Adaptive Computing, empresa especializada na criação de software para super-computadores, e que pretendia um display que fosse capaz de visualizar como os seus sistemas podem eficientemente distribuir as tarefas por milhares de CPUs.

Como sempre, o problema quando se começa a ter um número elevado de LEDs é a capacidade de os actualizar a todos de forma a manter um framerate aceitável. Por isso o projecto optou por recorrer a 4 FPGAs de modo a acelerar o design inicial (que usava 16 Arduino Mega) e é agora capaz de actualizar todos os LEDs a mais de 60fps.

... Fico a aguardar que alguém se aventure a criar um cubo de LEDs de 32x32x32... afinal... são "só" 32768 LEDs. :)

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Carlos, ate fiquei na duvida se tinha sido eu a dizer-te sobre este cubo ou nao (mas nao me parece que tenha deixado comentario OU te mandado email sobre o assunto) mas, de qualquer forma, se nao fui eu que te disse sobre isto, sabias que a Adaptive Computing e a empresa onde trabalho ca no Utah? :o)
    Este cubo esta la no escritorio. Passo por ele todos os dias heheh.
    ...e esta sempre desligado porque os leds estavam sempre a queimar (pelo que percebi :oD).

    ResponderEliminar
  3. colegas estou muito interessado em montar um cubo 16x16x16 poderia me passar o diagrama e software?

    ResponderEliminar