2014/08/11

Microsoft aplica o Photosynth aos Hyperlapse


A Microsoft já nos tem apresentado fascinantes projectos de investigação na área da imagem, e agora traz-nos um que irá tornar menos sofrível os demorados vídeos gravados com câmaras de acção presas ao nosso corpo, combinando as técnicas do Photosynth com o Hyperlapse.

Já todos conhecerão os vídeos timelapse, onde o tempo parece voar mais rapidamente graças à captura de imagens a intervalos de tempo mais demorados - ou a aceleração de vídeo capturado à velocidade real. Nalguns casos, para dar maior dinamismo, a câmara também se movimenta ligeiramente entre estas capturas; mas o hyperlapse leva as coisas mais além, permitindo fazer vídeos timelapse em que a câmara percorre grandes distâncias, embora isso obrigue a um processamento adicional de modo a que a imagem permaneça fluida.

É precisamente esse o problema que ocorre quando gravamos um vídeo com uma câmara presa ao nosso corpo, enquanto caminhamos ou fazemos outra actividade "irregular". Ao acelerar-se o vídeo o resultado é uma confusão onde nada é perceptível. Mas felizmente a Microsoft traz-nos uma solução que cria resultados espectaculares.

Usando o mesmo tipo de técnica que permitia reconstruir uma cena tridimensional a partir de centenas ou milhares de fotos de diferentes perspectivas; este sistema analisa cada frame do vídeo para recriar o percurso gravado tridimensionalmente, e aplicar uma rota suave que depois é recalculada usando avançados sistemas de reconstrução de imagem (uma vez que para cada frame "ideal" poderá ser necessário usar imagens de inúmeros frames diferentes). O resultado não é 100% perfeito em todas as situações, mas será sempre muito mais atractivo de ver do que as imagens originais.

(E poupa-nos o sacrifício de ver algo que foi muito interessante de fazer ao vivo durante uma ou duas horas, mas que depois revisto em vídeo em velocidade normal... é a "seca" que todos sabemos!)




1 comentário:

  1. Espectacular! Parece funcionar bem com vídeos de resolução baixa/média e com vídeos full hd ou mais?

    ResponderEliminar